Melhorando o Desempenho na Caminhada – Benefícios

links patrocinados

Melhorando o Desempenho na Caminhada – Benefícios

Está cientificamente comprovado, que a caminhada é uma das melhores atividades físicas que existe, além de ser fácil de ser praticada. Além disso, a caminhada está presente na vida da maioria das pessoas. Para que a caminhada possa trazer mais benefícios para o seu corpo e para a sua saúde, o indicado é que ela seja feita com roupa confortável, com um bom tênis e acompanhada de uma alimentação balanceada e de um consumo adequado de água.

Confira mais

Melhorando o Desempenho na Caminhada - Benefícios Caminhada

Além dos benefícios físicos que a caminhada traz para quem a pratica, ela também oferece diversos benefícios mental, como o controle do colesterol, melhora do funcionamento do intestino, melhora da circulação, redução de riscos de diabetes, alívio da depressão, aumento da qualidade do sono, perda de peso e diminuição da ansiedade e do estresse.

Melhorando o Desempenho na Caminhada

Benefícios da caminhada – Queimando calorias e trabalhando os músculos

Apesar de oferecer um gasto calórico inferior ao da natação ou da corrida, a caminhada é um ótimo exercício aeróbico e queima até 250 calorias por hora de atividade. Essa quantidade já é o suficiente para reduzir alguns quilinhos, mas é claro, se ela for conciliada com uma alimentação equilibrada e saudável. Além disso, a caminhada ajuda a trabalhar toda a musculatura do corpo. Quando ela é realizada em uma superfície totalmente plana, os músculos dos membros inferiores são mais exigidos, como os músculos das panturrilhas, dos glúteos e do quadríceps. Quando ela é feita em uma superfície de aclive, as panturrilhas e os glúteos são as regiões mais solicitadas. Vale ressaltar ainda que em ambos os casos, os músculos do tronco são exercitados, ajudando a promover uma melhora postural.

Na rua ou na esteira

Na rua ou na esteira?

A caminhada pode ser realizada na rua ou na academia, seja ela na descida, na subida ou em uma reta. A grande diferença entre ser praticada nestes ambientes está nos benefícios. Acontece que quando a caminhada é praticada na rua, os grandes diferenciais são a sensação de liberdade e a contemplação da paisagem. Só é preciso tomar mais atenção com os obstáculos, como buracos e pedras, que podem causar traumas e quedas. Quando a atividade é realizada na esteira de uma academia, o amortecimento das pernas é melhor, além de proporcionar uma medição de tempo e de distância mais precisa.

Bem estar

Bem-estar

Outra boa dica para melhorar o seu desempenho na caminhada é usar roupas leves e confortáveis, nunca esquecer de se hidratar bem bebendo bastante líquido, usar um tênis resistente e com um bom amortecimento e principalmente nunca esquecer de utilizar protetor solar. Durante a caminhada, o ideal é beber 30 ml de água a pelo menos cada 20 minutos. Opte por fazer refeições leves, uma hora antes de sair para o exercício. Depois da atividade, também é indicado manter uma alimentação leve e balanceada. Outra dica é nunca esquecer de se alongar, antes e depois da prática do exercícios. Fora isso, levar um cachorro junto, um amigo, escutar música, podem tornar o exercício mais agradável e aumentar a motivação.

Pesquisar
Artigos Relacionados