Mel: benefícios para a saúde

Mel: benefícios para a saúde

Um dos alimentos conhecido pela sua doçura e pelas suas diversas ações benéficas para a saúde. O mel é um dos parceiros da medicina, desde os tempos antigos, quando já fazia parte das receitas caseiras. Atualmente o mel continua presente em muitos medicamentos, mas sua principal função é quando aderido também a alimentação. Conheça os principais benefícios do mel para a saúde.

Mel: calorias e consumo

O mel está em um dos alimentos mais versáteis, pode-se dizer. Isso porque pode ser consumido com diversos pratos, sendo que é bem vindo aos flocos de milho, a aveia, a granola, cereais, torradas, leite, frutas e iogurtes.

Mel: benefícios para a saúde Benefícios do mel

Trata-se de um alimento adocicado, que é rico em glicose e frutose, originado da abelha, sendo que é produzido com o néctar que ela coleta das flores. Porem o mel não é utilizado somente para a alimentação. Além de ser agradável ao paladar, ele é repleto de benefícios para a saúde do corpo humano e ainda proporciona muita energia para as tarefas diárias.
O mel também apresenta muitas calorias, em geral, são 3.400 cal/kg. Isso que dizer que cem gramas de mel equivalem a trezentas calorias. É por isso que algumas pessoas devem consumi-lo somente com a indicação dos nutricionistas, que vão lhe dizer a quantia ideal.

Propriedades do mel

Mel e suas propriedades

A começar com sua facilidade de ser digerido pelo organismo. E ainda ser rico em sais minerais, vitaminas do complexo B, e carboidratos. Age também na desintoxicação do organismo, combatendo o cansaço e o estresse e neutralizando as toxinas nocivas.
Além disso, o mel pode ser consumido por pessoas de todas as idades, e também todos os pesos! Isso mesmo, por ter sabor adocicado, não significa que seja prejudicial a saúde, como o açúcar, por isso está liberado, como moderação é claro o consumo do mel!

Mel contra a osteoporose

Prevenção de osteoporose

É um forte agente na prevenção de osteoporose, pois ajuda o cálcio a fixar-se nos tecidos do corpo. O mel também atua como prebiótico, sendo que atua favorecendo a flora do intestino. Ainda tem ações antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatório, antisséptico e ainda age como um antibiótico natural.
Ele ainda é considerado um imunoestimulante, que mantem forte ação contra resfriados e gripes. Além disso, tem eficácia para tratar doenças na garganta e no pulmão. Isso porque, sua ação antioxidante inibe o vírus gripal.

Tipos de mel

Tipos de mel e seus benefícios

E o mel pode ser feito de várias fontes, sendo que um deles é o mel de própolis, que tem ação descongestionante e expectorante, age fortalecendo os brônquios dos pulmões, e é anti- asmático.
Existe também o mel de laranjeira, que além de muito sabor, ele age como calmante. Por isso auxilia no funcionamento do intestino, distensões nos músculos e câimbras. O mel também pode ser consumido por crianças, sem nenhuma contraindicação. Mas tome cuidado na hora de comprar o mel, pois ele pode ser falso’! Isso mesmo, algumas pessoas misturam o mel com açúcar, o caramelo, que aparentemente tem a mesma consistência.
Por isso a dica é comprar mel de lojas próprias, e não de vendedores, nesse caso, você deve pedir para provar o mel antes de compra-lo.

GD Star Rating
loading...
Mel: benefícios para a saúde, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados