Medalhas Vancouver 2010

links patrocinados

Medalhas Vancouver 2010

Medalhas Vancouver 2010

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 aconteceram na cidade canadense de Vancouver durante os dias doze e vinte e oito de fevereiro. Ao todo oitenta e dois países participaram do evento, que teve disputas realizadas também em Whistler, Richmond e West Vancouver.

A definição da cidade como sede da competição aconteceu em 2003, durante a reunião do Comitê Olímpico Internacional. Após ter vencido a disputa interna canadense entre Calgary e Quebec, Vancouver também derrotou as cidades candidatas, entre elas Pyeongchang, localizada na Coreia do Sul, e Salzburgo, localizada na Áustria.

Slogan e mascotes

Assim como os jogos olímpicos tradicionais e a copa do mundo, os Jogos Olímpicos de Inverno também possuem slogan e mascotes. A edição de Vancouver teve como slogans “Com corações brilhando” e “Dos feitos mais brilhantes”, sendo um deles em inglês e outro em francês.

Vancouver 2010

O evento contou com três mascotes, que mesclaram animais característicos da região e criaturas mitológicas. Entre eles estavam Sumi, símbolo oficial das paraolimpíadas e tido como uma mistura de espírito de animal das montanhas, pernas de urso negro e grandes asas, Quatchi, um “pé-grande” e Miga, uma mistura de urso e orca.

Locais de competição

A cidade de Vancouver começou os preparativos para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno em 2005, construindo e reformando os locais de competição. As outras cidades que receberam as competições em paralelo com Vancouver também começaram antecipadamente as reformas.

Medalhas Vancouver

Entre as construções que serviram de cenário para as disputas estão o Estádio BC Place, que foi palco das cerimônias de abertura e encerramento do evento e também de jogos de hóquei no gelo, o ginásio Pacific Coliseum, que recebeu competições de patinação artística e patinação de velocidade, o Vancouver Olympic e Paralympic Center, que sediou competições de curling e posteriormente de jogos paraolímpicos, o ginásio UBC, que sediou partidas de hóquei no gelo, o ginásio Richmond Olympic Oval, que foi especialmente construído para o evento e serviu para as competições de patinação de velocidade, a estação de esqui Cypress Mountain, que recebeu provas de esqui estilo livre e snowboard, a estação de esqui Whistler Blackcomb, que sediou competições de esqui alpino, o Whistler Winter Park, que recebeu disputas de esqui cross-country, combinado nórdico, salto de esqui e biathlon e o Whistler Sliding Centre, que serviu de cenário para as competições de luge, bobsleigh e skeleton (modalidades de descida em trenó).

Quadro de medalhas

Equipes Vancouver 2010

O Canadá, país-sede da competição, foi o líder em medalhas de ouro, tendo acumulado quatorze. Os Estados Unidos ocuparam o primeiro lugar do quadro de medalhas se considerado o número total de premiações, trinta e sete. Em segundo lugar apareceu a Alemanha, com trinta medalhas no total e em terceira posição o Canadá, com vinte e seis medalhas.

Os Estados Unidos quebraram o recorde de número de medalhas alcançado em uma edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, superando a Alemanha que detinha o título desde 2002. Outros dois países também se destacaram: Eslováquia e Bielorússia conquistaram pela primeira vez em Vancouver uma medalha de ouro em jogos de inverno.

Vencedores Vancouver 2010 Jogos de Inverno Vancouver 2010

Pesquisar