MBTI Brasil

links patrocinados

MBTI Brasil

MBTI Brasil

O MBTI significa “Myers-Briggs Type Indicator”, essa sigla é utilizada em vários países, inclusive o Brasil, no departamento ligado aos recursos humanos em diversas empresas, de micro, médio e grande porte, a fim de entender as peculiaridades da personagem de cada um. No Brasil o MBTI é utilizado em larga escala e tem mostrado resultados positivos. O MBTI Brasil é indicado para profissionais de áreas diversas que têm ensino superior, que queiram entender como se relacionam, agem e se comunicam as pessoas em uma organização. Assim, pode-se aperfeiçoar a comunicação e também reduzir o foco de conflito no ambiente coletivo.

A história de criação da MBTI

MBTI no Brasil

A Myers-Briggs Type Indicator é uma ferramenta elaborada por duas pesquisadoras norte americanas. Katharine Cook Briggs, a mãe, e Isabel Briggs-Myers, sua filha, se dedicaram a estudar e entender como funciona cada personalidade, baseadas na “Teoria dos Tipos Psicológicos”, observando pessoas no seu ambiente de trabalho. As duas pesquisadoras perceberam que ao compreender as diferenças essenciais de cada um seria possível aproveitar melhor seu potencial e agregar ao máximo e positivamente essas qualidades a toda a empresa.

Essa proposta está sendo usada há cerca de 60 anos, validada e traduzida em dezenas de idiomas uma vez que o MBTI é realizado também mundialmente por empresas de portes variados, em países como França, Estados Unidos da América, Alemanha, Japão, Itália, Suécia, China, entre outros.

Estudos feitos sobre o MBTI Brasil

MBTI 2013

O MBTI Brasil passou por alguns tipos de estudos para identificar sua eficácia entre os brasileiros. No estudo os dados coletados levaram em conta diferentes itens como o sinalizador de preferências pessoais, cuja função é identificar tipos psicológicos, bem como aspectos ligados à personalidade, de pessoas que apresentam dificuldades em se relacionar com outras pessoas. Na pesquisa feita sobre o MBTI Brasil foram aplicados o número superior a 185 mil MBTI’s em diversas lideranças de empresas sediadas em diferentes estados brasileiros

Como funciona o MBTI Brasil: questionários, estados e níveis

O método empregado na MBTI no Brasil e em todos os países é feito por meio de questionários, mais precisamente são 93 questões que se referem às preferências individuais das pessoas em quatro estados, e cada um destes tem dois polos contrapostos, isto é, introversão e extroversão, intuição e sensação, sentimento e pensamento, percepção e julgamento.

Estudos da MBTI

A ferramenta MBTI Brasil se baseia no fato de que qualquer pessoa apresenta uma preferência natural em relação a um desses polos contrapostos, em qualquer que seja os quatro estados.

Conheça o MBTI Brasil no aspecto de formação de líderes

O MTBI no Brasil é utilizado por várias empresas que pretendem mostram um diferencial no departamento de recursos humanos, assim como alavancar a produtividade da organização e possibilitar chances de crescimento individual e em grupos, bem como a qualificação de todos os envolvidos. Além de tudo isso o MBTI Brasil é utilizado também com o foco na formação de grandes lideranças dentro de uma empresa, principalmente as empresas de grande porte, que priorizam o surgimento de um líder que já esteja atuando dentro da própria empresa.

Programa MBTI Myers Briggs Type Indicator

Pesquisar
Artigos Relacionados