Matrícula Fácil RJ: o que é e como fazer inscrição

links patrocinados

Matrícula Fácil RJ: o que é e como fazer inscrição

Mais um dos programas criados para atender os estudantes do Rio de Janeiro, o matrícula Fácil RJ proporciona mais facilidade na hora de realizar as matrículas dos estudantes, além de servir como garantia de acesso ao ensino. Além disso, foi criado com o objetivo de reduzir as enormes filas formadas na hora de realizar a matrícula e ainda proporcionar ao estudante a possibilidade de estudar próximo ao local onde reside. Conheça o matrícula Fácil RJ, o que é e como fazer inscrição.

Matricula Fácil: O que é

O Programa Matricula Fácil foi criado pelo governo do Rio de Janeiro no ano de 2012 e já apresentou uma significativa melhora no setor da educação.

Matrícula Fácil RJ: o que é e como fazer inscrição Matrícula Fácil RJ

Isso porque com o programa as filas foram reduzidas e o acesso ao ensino da rede estadual com maiores garantias.
O projeto Matricula Fácil funciona da seguinte forma, agora você pode fazer uma inscrição pela internet em até cinco escolas estaduais do Rio de Janeiro. Você pode colocar o nome das escolas da sua preferência e até as escolas mais próximas de você. Feito isso basta fazer a matricula efetivamente na escola que conseguir a matrícula.
A inscrição vale para ingresso na primeira série do ensino médio: inovador, regular, normal que forma docentes, assim como também na Educação de Jovens e Adultos, no Projeto Autonomia, ensino médio integrado, 6º ano do ensino fundamental, fase VI ensino fundamental do EJA e ensino fundamental do Projeto Autonomia.

Como se inscrever no Matrícula Fácil

Matricula Fácil: Como se inscrever

Para efetuar sua inscrição pela internet , você deve acessar a página do Matricula Fácil no período de 15 de outubro até o dia 30 de novembro. Na página você vai encontrar todas as informações com as instituições que tem vagas a disposição e o passo a passo da sua inscrição.

Faixa etária

Faixa etária

Além disso, existe uma idade limite para as inscrições sendo que para o ensino médio o estudante precisa ter pelo menos 15 anos e para a Educação de Jovens e Adultos pelo menos dezoito anos, o candidato precisa ter pelo menos 18 anos.
Projeto Autonomia exige idade de no mínimo 17 anos, para o ensino médio regular – vinte anos no máximo.
Depois de feita sua inscrição, você vai encontrar a informação do período para a confirmação da matrícula na referida instituição.

Documentação - Matrícula Fácil

Matricula Fácil: documentação

Além disso, você vai precisar apresentar a seguinte documentação: CPF, carteira de identidade de um dos pais do aluno ou responsável; declaração da escola que frequentou por último, histórico escolar, alunos deficientes devem apresentar laudo para comprovar, comprovantes de residência, atestado médico.
Para os alunos que estão apenas renovando a matrícula, não é possível o serviço pela internet, apenas pessoalmente na unidade de ensino em que seu filho estuda.
E para aqueles que perderem o calendário com a primeira fase da Matricula Fácil, pode contar também com a segunda etapa que acontece algumas dicas depois e então matricular seu filho.
Com essa normatização não há mais desculpas para os estudantes cariocas ficarem fora da escola, acesse o site confira todos os detalhes e faça a matricula agora mesmo!

Pesquisar
Artigos Relacionados