Matrícula escolar

links patrocinados

Matrícula escolar

Matrícula escolar

A matrícula escolar pode ser entendida como um contrato firmado entre uma instituição de ensino e os pais ou responsáveis por uma criança ou adolescente. Sempre que uma criança atinge a idade mínima para começar a frequentar a escola começa a peregrinação dos pais para encontrar uma escola que ofereça todos os requisitos exigidos pelos genitores, tais como infraestrutura de qualidade, que acima de tudo garanta segurança aos alunos, material didático atualizado, corpo docente capacitado, atividades culturais e esportivas, alimentação e localização privilegiada, de preferência a poucas quadras de onde se vive.

Sobre a matrícula escolar

Há diferença na hora de matricular uma criança na rede particular de ensino e na pública, e isto porque muitas vezes há listas de espera em escolas municipais e estaduais, o que não ocorre nas particulares, e as escolas públicas muitas vezes alegam a falta de vagas. Tal alegação, porém, pode ser contestada pelos pais e isto porque a constituição garante o direito das crianças de frequentarem a escola e em caso de negação da instituição de ensino em oferecer uma vaga os pais podem procurar a secretaria de educação do estado, o ministério público ou a defensoria pública.

Matrícula escolar na rede pública de ensino

Quando a criança ou adolescente já está matriculado em uma escola tudo fica mais fácil, visto que ela já tem garantida sua vaga no ano seguinte e os pais só precisam efetuar a rematrícula, que na maioria das escolas acontece no fim do ano letivo. Quando a criança ou adolescente entrará pela primeira vez em uma sala de aula ou se mudou e precisa frequentar um novo colégio é preciso ficar atento aos prazos de matrícula e não perder tempo, evitando assim estresses desnecessários com a escola, que pode alegar que faltam vagas.

Onde fazer Matrícula escolar

A matrícula na rede pública de ensino exige a inscrição do aluno através de um formulário que pode ser preenchido nos sites das secretarias municipais ou estaduais de ensino e geralmente as escolas fazem matrículas em dois períodos, um no começo e outro no final do ano letivo. Seja qual for a data escolhida é preciso que os pais não percam o prazo.

Após a realização da matrícula, alguns perfis de alunos têm preferência para o ingresso na escola. Estudantes que moram perto da instituição de ensino ou que possuem irmãos matriculados no mesmo local têm preferência frente a filhos únicos e crianças que vivem em uma região afastada da escola. Crianças ou adolescentes com dificuldade de locomoção ou algum tipo de deficiência e os mais novos também têm preferência.

Matrícula escolar 2013

Para fazer a matrícula na rede pública é exigida a apresentação de documento de identidade da criança ou adolescente e também do pai ou responsável com cópia, certidão de nascimento, comprovante de residência, foto 3×4 e carteira de vacinação.

Atenção

Seja qual for a escola escolhida é preciso ficar atento às instalações, lista de material escolar e outros itens, como os de higiene pessoal, alimentação oferecida e transporte escolar. É preciso ficar de olho ainda nos índices de aprovação e desempenho dos alunos em exames federais, qualificação dos docentes e horário das aulas.

Onde fazer Matrícula escolar Quando fazer Matrícula escolar

Vídeo Matrícula escolar

Confira um vídeo sobre a matrícula escolar

Pesquisar
Artigos Relacionados