Marketing – conceito, tipos e marketing esportivo

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O Marketing é uma área de estudos que envolve o relacionamento entre cliente e empresa, sempre prezando pela satisfação de ambas as partes. No primeiro caso, com um atendimento de qualidade e um produto que realize sua função de forma adequada, já para a empresa, conhecendo melhor seus potenciais, explorando ao máximo isso e também adquirindo e investindo o lucro dessas diferentes iniciativas.

Existem diferentes formas de atuar no marketing, o que inclui por exemplo: vendas, comunicação, pós vendas, produção e lançamento de um produto, etc. Essas atividades podem ser feitas por diferentes pessoas ou então por uma grande empresa (que conta com funcionários especializados em cada uma das áreas) – possibilitando também maior equilíbrio entre as iniciativas. Assim como há diferentes formas de atuar, também existem diferentes áreas especializadas (como é o caso da empresarial, do político, do digital, do infantil, da pesquisa de mercado, ou seja, os nichos são tão complexos como a própria divisão da sociedade).

Outra definição simples para o marketing inclui agregar ao máximo informações sobre o cliente, para que não existam muitas surpresas na hora de atrai-lo para comprar determinado produto. O marketing, assim como qualquer outra área da comunicação, pode ser feito em diferentes formatos midiáticos (impresso (revistas, jornais de venda), online (sites, plataformas interativas, blogs, enquetes), rádio, televisão, etc.). Todas essas escolhas dependem primariamente do público alvo em questão (jovens navegam mais na internet do que ouvem rádio, por exemplo).

Mais informações

O marketing esportivo envolve os preceitos básicos do marketing aplicados aos mais diferentes produtos e serviços esportivos (desde a venda de camisetas, passando pela imagem de um time, até promoções realizadas por páginas dos clubes que premiam os torcedores oficiais com camisetas, etc). Mas o marketing esportivo não se resume ao futebol, tampouco ao esporte profissional (como seria o caso de seleções e times de basquete, vôlei, futsal). Essa área também está envolvida em atividades amadoras, como é o caso de academias de esporte, escolas de natação (ou de qualquer outra atividade física), lojas que vendem produtos esportivos, etc.

O marketing esportivo está relacionado também com: ações realizadas por prefeituras e afins para incentivar as atividades físicas na região ou ainda o estímulo a essas ações quando se compra um produto nocivo à saúde (em excesso ou não), como é o caso de refrigerantes, comidas congeladas e industrializadas, cigarros, bebidas alcoólicas, etc. Nesse caso, é preciso equilibrar um aviso negativo (como é o caso do câncer de pulmão aos fumantes) junto com a vontade de se ter aquele produto ou o que ele representa (a atitude para o cigarro, aproveitar a vida para o refrigerante).

O Marketing teve origem a partir da década de sessenta e a exigência cada vez maior dos clientes em relação a variedade e preço dos produtos, bem como da necessidade das marcas em conhecer melhor os compradores a ponto de deixá-los satisfeitos. Para maiores informações sobre qualquer uma dessas áreas (específica e geral), a sugestão é pesquisar em cursos específicos, bem como leituras em páginas de universidades que oferecem essa graduação (quem sabe você não está interessado?).

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