Maneiras de parar de roncar
Se você ronca, certamente você não foi o primeiro a descobrir isso. As maiores vítimas desse problema são com certeza as pessoas que são obrigadas a acostumar e a dormir com esse barulho. Além disso, o ronco pode ser sintoma de diversos problemas de saúde, causando constrangimento, principalmente na hora de dormir fora de casa.
Entenda por que emagrecer ou evitar o consumo de álcool antes de dormir ajuda a melhorar o problema.
Perdendo peso
Embora a parte do nosso corpo que mais coloque em evidencia o sobrepeso seja o abdômen, o depósito de gordura também acontece na região do pescoço, prejudicando desta forma a passagem do ar por causa do estreitamento da faringe. Sendo assim, qualquer tratamento contra o ronco se torna mais eficaz quando é acompanhado da perda de peso.
Outra maneira de parar de roncar é descobrir se você tem apneia do sono, principal sintoma do problema. Essa doença é caracterizada principalmente pela redução da oxigenação do sangue, já que durante a apneia ocorre o estreitamento das vias aéreas, acontecendo interrupções da respiração. Para descobrir se você tem esse problema, recomenda-se que você procure seu médico e faça um exame de monitoramento do sono.
Confira mais
Outra dica importante para parar de roncar é moderar no consumo de álcool. Isso porque, assim como os medicamentos para dormir e os tranquilizantes e calmantes, o álcool ajuda no relaxamento do corpo. De noite, isto acaba se tornando um problema, já que o resultado é o afrouxamento dos músculos. Por isso, é comum que o ronco aconteça em pessoas que consomem bebidas alcóolicas, mesmo em quem não costuma roncar habitualmente.
Tratando alergias respiratórias
Outra dica bem importante para parar de roncar é tratar de alergias respirarias. Isso porque quem sofre com o problema, convive constantemente com o nariz entupido. Por isso, o ronco pode ocorrer pelo esforço feito para respirar ou ainda uma alterativa para a congestão nasal.
Outra maneira de parar de roncar é evitar dormir de barriga para cima, considerada a pior posição para dormir por pessoas que sofrem com o problema. O ideal é dormir de bruços ou de lado, para evitar a obstrução do canal respiratório.
Outra maneira que pode acabar de vez com o ronco é alinhar os dentes. Problemas no alinhamento dos dentes e na arcada dentária podem acabar favorecendo o aparecimento e a ocorrência do ronco. Isso porque quando os dentes estão na posição errada, podem ser um sinal de a respiração está feita de maneira errada, ou seja, neste caso está sendo feita uma respiração pela boca.
Identificando problemas anatômicos
Outra forma de parar de roncar é identificar a presença de problema anatômicos. Os desvios de septo nasal por exemplo, podem estar causando o ronco. Outros problemas anatômicos ligados diretamente ao ronco são a adenoide aumentada e as amígdalas.
Outra boa dica para acabar com o ronco é utilizar um dilatador nasal. Mas verifique primeiramente com seu médico os benefícios desse método, já que ele funciona apenas para um público muito restrito.