Maiores colônias de japoneses no Brasil
O Brasil é um dos países com maior mistura de culturas do mundo. Atualmente no país estão presentes imigrantes de quase todos os continentes e de várias nações. E um dos povos que mais se concentram em solo brasileiro, são os japoneses que formam uma algumas das maiores colônias no país. Confira quais são e onde estão localizadas.
Colônia Japonesa em São Paulo
Uma das maiores colônias de japoneses presentes no Brasil está no estado de São Paulo, na capital. O bairro que se tornou praticamente só de japoneses é o Liberdade, uma das regiões da cidade que pode ser reconhecida desde sua decoração até a arquitetura como uma colônia japonesa. Região de classe média, conta com cerca de boa parte do 1 milhão de japoneses que vive em São Paulo, o número exato é de 1.8 milhões que resulta na maior colônia japonesa do mundo.
Maiores colônias de japoneses no Brasil – saiba mais
A emigração aconteceu no ano de 1908, era mês de junho, quando chegou o Kasato Maru, em Santos com cerca de setecentos e oitenta japoneses que vieram para atuar na plantação de café, que na época era a principal economia brasileira. Logo que atingiu o marco de dez mil imigrantes, a administração paulista proibiu que novas famílias se instalassem no estado, e por isso foram migrando para outras regiões do país.
Na década de 60, os japoneses já estavam consolidados no Brasil, e já chegavam ao marco de 400 imigrantes no país. Eles conseguiram a inserção cultura, econômica e oficialmente no Brasil.
Maiores colônias de japoneses no Brasil
No decorrer dos anos, os japoneses continuaram a migrar para o país, principalmente para solo paulista e chegaram ao grande número que compõem atualmente, entre os que migraram e também sua descendência. Além disso, foi justamente a imigração japonesa que deu inicio a muitas outras existentes no país até hoje, isso porque foi a nipônica foi a pioneira.
Boa parte da descendência japonesa chegou a voltar para o Japão para encontrar parentes e tentar uma nova vida em sua terra, porém as catástrofes dos últimos anos, fizeram com que muitos deles voltassem para o Brasil, por isso a colônia continua a crescer. Atualmente os japoneses vivem no país, estão legalizados de acordo com a legislação nacional, no entanto a maioria deles mantem as práticas de sua cultura, desde sua religião até os costumes.
Colônia Japonesa Curitiba e Londrina
A escolha pelo local onde os japoneses que chegaram ao Brasil iriam morar foi feita pelo governo federal da época, sendo que as principais regiões foram Iguape e Sorocaba.
Depois as colônias também se estenderam para outras regiões do país, alguns para Minas Gerais que em pouco tempo chegou a dez mil pessoas.
Outras famílias foram para o Paraná, onde atualmente fixa-se a 2ª maior colônia de japoneses do Brasil. O número chega hoje a duzentos mil descendentes, sendo que cerca trinta mil estão também na região e na cidade de Londrina.