Maiores colônias de japoneses no Brasil

links patrocinados

Maiores colônias de japoneses no Brasil

O Brasil é um dos países com maior mistura de culturas do mundo. Atualmente no país estão presentes imigrantes de quase todos os continentes e de várias nações. E um dos povos que mais se concentram em solo brasileiro, são os japoneses que formam uma algumas das maiores colônias no país. Confira quais são e onde estão localizadas.

Colônia Japonesa em São Paulo

Maiores colônias de japoneses no Brasil Colônias Japonesas

Uma das maiores colônias de japoneses presentes no Brasil está no estado de São Paulo, na capital. O bairro que se tornou praticamente só de japoneses é o Liberdade, uma das regiões da cidade que pode ser reconhecida desde sua decoração até a arquitetura como uma colônia japonesa. Região de classe média, conta com cerca de boa parte do 1 milhão de japoneses que vive em São Paulo, o número exato é de 1.8 milhões que resulta na maior colônia japonesa do mundo.

Conheça Maiores colônias de japoneses no Brasil

Maiores colônias de japoneses no Brasil – saiba mais

A emigração aconteceu no ano de 1908, era mês de junho, quando chegou o Kasato Maru, em Santos com cerca de setecentos e oitenta japoneses que vieram para atuar na plantação de café, que na época era a principal economia brasileira. Logo que atingiu o marco de dez mil imigrantes, a administração paulista proibiu que novas famílias se instalassem no estado, e por isso foram migrando para outras regiões do país.
Na década de 60, os japoneses já estavam consolidados no Brasil, e já chegavam ao marco de 400 imigrantes no país. Eles conseguiram a inserção cultura, econômica e oficialmente no Brasil.

Quais as Maiores colônias de japoneses no Brasil

Maiores colônias de japoneses no Brasil

No decorrer dos anos, os japoneses continuaram a migrar para o país, principalmente para solo paulista e chegaram ao grande número que compõem atualmente, entre os que migraram e também sua descendência. Além disso, foi justamente a imigração japonesa que deu inicio a muitas outras existentes no país até hoje, isso porque foi a nipônica foi a pioneira.
Boa parte da descendência japonesa chegou a voltar para o Japão para encontrar parentes e tentar uma nova vida em sua terra, porém as catástrofes dos últimos anos, fizeram com que muitos deles voltassem para o Brasil, por isso a colônia continua a crescer. Atualmente os japoneses vivem no país, estão legalizados de acordo com a legislação nacional, no entanto a maioria deles mantem as práticas de sua cultura, desde sua religião até os costumes.

Colônia Japonesa em SP

Colônia Japonesa Curitiba e Londrina

A escolha pelo local onde os japoneses que chegaram ao Brasil iriam morar foi feita pelo governo federal da época, sendo que as principais regiões foram Iguape e Sorocaba.
Depois as colônias também se estenderam para outras regiões do país, alguns para Minas Gerais que em pouco tempo chegou a dez mil pessoas.
Outras famílias foram para o Paraná, onde atualmente fixa-se a 2ª maior colônia de japoneses do Brasil. O número chega hoje a duzentos mil descendentes, sendo que cerca trinta mil estão também na região e na cidade de Londrina.

Pesquisar
Artigos Relacionados