Livros mais pedidos em vestibulares

links patrocinados

Livros mais pedidos em vestibulares

Os processos seletivos das diversas instituições de ensino superior no Brasil são bem diferenciados, mas geralmente pedem leitura obrigatória para uma série de títulos da literatura do país. Confira quais são os Livros mais pedidos em vestibulares e já vá se preparando para a época de prestar as provas.

Livros mais pedidos em vestibulares: obras do naturalismo

Livros mais pedidos em vestibulares Confira os Livros mais pedidos em vestibulares

Uma das principais obras do naturalismo nacional é “O Cortiço”, de Aluízio Azevedo, esta que também está entre os livros mais pedidos em vestibulares. Com histórias paralelas e que ao mesmo tempo se cruzam, a obra traz personagens selvagens e que seguem seus instintos, sendo conhecidos, por isso, como “naturais”.

Da mesma escola é ainda importante ser o “O Ateneu”, do autor fluminense Raul Pompeia. Ele é meio que um intermediário entre o realismo e o naturalismo em nosso país, sendo importante entre os livros mais pedidos em vestibulares. Alguns até mesmo dizes que esta obra se trata de uma espécie de autobiografia do autor.

Confira os Livros mais pedidos em vestibulares

Clássicos do autor Machado de Assis: o realismo no Brasil

O autor Machado de Assis está muitas vezes já associado aos livros mais pedidos em vestibulares, porque uma de suas obras é quase sempre pedida nas provas de literatura brasileira e língua portuguesa. A primeira dica de leitura obrigatória é a obra “Dom Casmurro”, que marca o nome do autor entre os mais importantes do realismo no país.

O título ainda segue como uma importante trilogia do escritor para se entender e interpretar essa importante escola literária, que foi oficialmente inaugurada no final do século XIX com outra obra de Machado, o “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. Sendo também um dos livros mais pedidos em vestibulares, a lista segue com “Quincas Borba”, sendo que todos os três foram escritos entre 1881 e 1899.

Conheça os Livros mais pedidos em vestibulares

Livros romancistas e indianistas

Já no romancismo, um dos grandes nomes citados entre os livros mais pedidos em vestibulares é José de Alencar, que escreveu importantes obras como “Senhora” e “Lucíola”. Para essa escola é ainda importante ter conhecimentos sobre “A Escrava Isaura”, “O Seminarista” e “Memórias de um Sargento de Milícias”.

Mas essa época também é marcada pelos romances indianistas, obras que pedidas em vários processos seletivos. Do mesmo autor José de Alencar se pode recomendar a leitura de “Iracema” e “O Guarani”, que podem ser exigidos em quase todas as instituições de ensino superior do território nacional.

Livros mais pedidos em vestibulares - saiba mais

Livros mais pedidos em vestibulares: a era do modernismo

Quando as coisas no mundo começam a mudar em meados do século XX, a escola literária também passa a ser outra. O pré-modernismo foi inaugurado pela obra “Macunaíma”, de Mário de Andrade, uma das dicas de livros mais pedidos em vestibulares, sendo uma grande ruptura com as estilísticas usadas até aquele tempo.

Entre outras obras, também é importante citar entre os livros mais pedidos em vestibulares a leitura de “Vidas Secas”, do autor Graciliano Ramos. Com a famosa personagem Baleia, a cachorrinha da família, a obra também traz bastante das características do regionalismo.

Pesquisar
Artigos Relacionados