Linux Ubuntu: vantagens e como instalar

links patrocinados

Linux Ubuntu: vantagens e como instalar

O Linux foi criado no início da década de 1990. Em termos computacionais, o Linux é um núcleo (kernel) construído em plataforma aberta, que permite o desenvolvimento de diversos sistemas operacionais. O mais popular dentre eles é o Linux Ubuntu, cuja primeira versão foi lançada em outubro de 2004. Desde então, o programa vem sendo constantemente atualizado. A versão oficial mais nova do momento, 13.10, foi lançada em 25 de outubro de 2013.

Embora o Linux Ubuntu seja bastante popular, muitas pessoas têm algum receio em instalar este sistema operacional em seus computadores. Isso acontece, principalmente, pelo costume com a interface do Windows. Muitos usuários do sistema operacional da Microsoft acreditam que o Ubuntu é um sistema com poucos recursos. Contudo, há diversas vantagens de utilização do Linux Ubuntu em relação a outros sistemas operacionais. Conheça, abaixo, alguns benefícios desta plataforma.

Instalação e atualização do Linux Ubuntu

Linux Ubuntu: vantagens e como instalar Linux Ubuntu

Uma das principais vantagens do Linux Ubuntu é sua facilidade de instalação e atualização. Diferente de sistemas proprietários, o Linux Ubuntu é completamente gratuito em qualquer versão. É possível baixar o sistema operacional diretamente na página do desenvolvedor e, com uma conexão razoável, podemos fazer o download em menos de meia hora.

Geralmente, a instalação do Linux Ubuntu é realizada sem problemas. Além do sistema operacional, também estão incluídos os softwares mais importantes para a utilização do Linux Ubuntu. No caso das atualizações, o procedimento é ainda mais simples, quase automático. O Linux Ubuntu também pode ser utilizado em dispositivos portáteis, como netbooks.

Linux Ubuntu: vantagens

Programas para Linux Ubuntu

Recentemente foi criada uma central de software para o Linux Ubuntu, o que tornou a utilização do sistema operacional ainda mais simples. Antes, os usuários podiam encontrar alguma dificuldade em encontrar programas específicos, o que foi praticamente eliminado com este novo recurso.

Linux Ubuntu:  como instalar

Nuvem

A computação em nuvem, uma das grandes tendências dos últimos anos, também possui um suporte completo no Linux Ubuntu, que agora oferece acesso ao sistema de computação em nuvem EC2, da Amazon Web Services. Desta forma, é possível executar aplicativos de maneira estável na nuvem.

Linux Ubuntu: vantagens e como instalar - saiba mais

Importante

Apesar de ter uma série de vantagens sobre outros sistemas operacionais, o ideal é que os usuários conheçam o Linux Ubuntu antes de realizar qualquer troca permanente. Dependendo da finalidade do computador, é melhor continuar com o Windows. Isso porque o Linux Ubuntu ainda não tem suporte para softwares como AutoCAD, CorelDraw e Photoshop, dentre outros.

Se você quer testar o Linux Ubuntu em sua casa, mas está receoso em substituir o Windows, uma boa dica é criar partições em disco, o que permite que seu computador receba dois sistemas operacionais de maneira completamente independente. Caso você não saiba como criar uma partição, há diversos tutoriais a respeito em páginas especializadas em informática. O procedimento é muito simples e não há necessidade de formatação do computador. Softwares como o Partition Magic podem tornar o processo ainda mais simples. Em seguida, seu computador funcionará como se tivesse dois ou mais discos rígidos independentes.

Pesquisar
Artigos Relacionados