Liga dos Campeões – UEFA

links patrocinados

Liga dos Campeões - UEFA

Liga dos Campeões UEFA

A Liga dos Campeões da UEFA (União das Federações Europeias de Futebol, em tradução livre) é uma competição organizada por este órgão da qual participam os clubes mais importantes da Europa.

Sobre a competição de futebol europeia

A principal competição de futebol da Europa teve início em 1955, mas não por iniciativa da UEFA e sim do jornal francês L’Equipe. Na época, os membros da UEFA tinham o objetivo de criar uma competição europeia para seleções e então dois editores do periódico francês resolveram criar uma competição continental para os clubes da Europa. No início não era necessário que os clubes participantes tivessem sido campeões nacionais anteriormente. Os clubes que competiam eram convidados em função do interesse dos adeptos por eles.

Em 1955 os representantes de dezesseis clubes de futebol se reuniram com os organizadores da competição e as regras foram aprovadas de forma unânime.

Finais Liga dos Campeões - UEFA

Campeões

O primeiro jogo para a disputa da Taça dos Campeões ocorreu em Lisboa e quem levou o troféu para casa foi o Real Madrid, que venceu o clube francês Stade de Reims por quatro a três. O clube espanhol é, inclusive, o maior vencedor da história da competição. Os jogadores garantiram a vitória do clube nas cinco primeiras edições e em outras quatro oportunidades, totalizando nove títulos de campeão europeu. O Milan, da Itália, ocupa o segundo lugar no pódio de vitoriosos, com sete títulos, seguido pelo time inglês Liverpool, que acumula cinco títulos. O alemão Bayern de Munique, o espanhol Barcelona e o francês Ajax contam com quatro títulos cada e os clubes Internazionale, da Itália e o inglês Manchester United já foram campeões três vezes.

Clubes como Valencia, Brugge, Roma e Leeds nunca levantaram a taça, mas já avançaram para a grande final e conquistaram o título de vice.

Campeões Liga dos Campeões - UEFA

Regras

A disputa da Liga dos Campeões da UEFA começa com uma fase preliminar, em que são realizados três jogos de mata-mata que garantem vagas na fase de grupos. Os times derrotados no primeiro ou segundo confrontos já são cortados da competição e só avançam aqueles que vencerem ou que perderem apenas no terceiro confronto.

A fase seguinte é a de grupos, que só foi instituída na virada de 1992 para 1993. O sucesso desta fase garantiu que o campeonato ganhasse visibilidade e o número de equipes que disputavam a taça passasse de oito para trinta e duas. Esta fase é composta de oito chaves com quatro times em cada, sendo que times de um mesmo país nunca são colocados na mesma chave. Os times do mesmo grupo jogam entre si em duas oportunidades, atuando ora como visitantes e ora como mandantes. Os times que ocuparem o primeiro e segundo lugares de cada grupo avançam para as oitavas de final.

Nesta terceira fase são realizadas duas partidas dentro e fora da casa dos times, cujos adversários são decididos por meio de sorteio. Após esta fase acontecem as quartas de final e as semifinais, cujas disputas são organizadas levando-se em conta o número de pontos de cada time nas oitavas de final e na fase de grupos. Nestas fases há apenas jogos mata-mata e os vencedores disputam apenas uma partida na grande final, sem jogo de volta, em que o resultado, caso não seja definido durante os 45 minutos de cada tempo, é decidido em acréscimos de trinta minutos divididos em dois tempos ou por meio de pênaltis.

Títulos Liga dos Campeões - UEFA Gols Liga dos Campeões - UEFA

Vídeo Liga dos Campeões – UEFA

Confira um vídeo com o hino da Liga dos Campeões da UEFA

Pesquisar
Artigos Relacionados