Leite Materno

links patrocinados

Leite Materno

Leite Materno

Inúmeras pesquisas apontam a importância do leite materno para a saúde dos seres humanos. O alimento, gerado pela mulher no período da gestação, é a principal forma de alimentação dos bebês.

Por ser um alimento rico em carboidratos, proteínas e gorduras, o leite materno é a alimentação recomendada para crianças de até 6 meses de idade, pois oferecem os componentes importantes para a hidratação e proteção.

Benefícios do leite materno para a criança

O leite materno é a única refeição necessária para a sobrevivência dos bebês, já que pesquisas comprovaram que até os seis meses de idade não são necessários a complementação alimentar com água ou chás. O leite materno fornece para o organismo infantil a quantidade exata de substâncias protetoras como: leucócitos (glóbulos brancos), neutrófilos, anticorpos, macrófagos, fibronectinas, lípase, laxantes, lisozimas gama-interferon, ácidos graxos, fator bífido e outras substâncias que facilmente se adaptam ao organismo infantil.

Beneficios do Leite Materno

O alimento, além das suas características anti-infecciosas, é capaz de diminuir os índices de ocorrências de diarreia, desidratação e cólicas.

Após os seis meses de vida recomendam-se para as mães das crianças que comecem, aos poucos, introduzir outros alimentos à dieta do bebê.

Produção do Leite Materno

Producao de Leite Materno

Ao contrário do que se imagina, nem só as grávidas ou mulheres que acabaram de ter seus filhos produzem o leite materno. O processo de produção de leite é feito através do hormônio da prolactina, produzido pela hipófise. Portanto, quando há uma alteração hormonal, por qualquer que seja o motivo, as mulheres podem apresentar a produção desse alimento.

Nos casos das mães com dificuldades para amamentar, uma das causas mais prováveis é o caminho que o leite materno faz até chegar ao seio. Assim, quando a mãe apresenta uma alteração psicológica como, por exemplo, cansaço, automaticamente o organismo bloqueia a passagem desse alimento. Entretanto, se continuar com o estímulo da criança de sugar o leite, o cérebro entenderá que deverá liberar o bloqueio. Ao fim, a mãe poderá voltar a amamentar normalmente seu filho.

A importância do leite materno para a mãe

Além da real importância da amamentação para as crianças, a mãe dos bebês também é favorecida por alimentar seus filhos através de seus seios durante este período. Ela se protege de diversas doenças femininas, como: o câncer de ovário e de mama e de obesidade pós-parto. Acima disso, esta proximidade que se cria entre a criança e sua mãe, evita casos de depressão pós-parto, por exemplo.

Deixando de fora o lado da saúde, as famílias devem priorizar o leite materno como um fator de economia, já que o leite para crianças recém-nascidas apresentam um alto valor no mercado nacional.

Alimentacao com Leite Materno

A amamentação cria um vínculo entre mãe e filho, a partir do qual há o desenvolvimento social da criança. Isso torna a criança uma pessoa segura que terá mais facilidade de interagir com a sociedade em que vive.

Bancos de Leite Humano

Existe uma solução para aquelas mães que não conseguem, por algum motivo, amamentar seus filhos com o leite produzido em seu próprio organismo. A resposta está nos bancos de leite humano espalhados pelo país.

Funciona da seguinte forma: algumas mães produzem leite acima da quantidade necessária para a alimentação de seus filhos. Estas, por vontade própria, podem doar o excedente para os bancos de leite, assim ajudarão as outras mães.

Para você que necessita da doação de leite materno ou que deseja fazer a doação, procure o seu médico ou entre em contato com o Banco de Leite Humano de sua cidade e informe-se do procedimento local.

Leite Materno para bebes Cuidados com o Leite Materno

Pesquisar
Artigos Relacionados