Jovem Aprendiz 2011

links patrocinados

Jovem Aprendiz 2011

Jovem Aprendiz 2011

Sobre o Jovem Aprendiz 2011

Na medida em que o mercado de trabalho vai se mostrando cada vez mais concorrido, a preocupação em conseguir um bom emprego surge na cabeça dos jovens trabalhadores cada vez mais cedo. Independente da bagagem teórica de cada um, o critério que mais faz diferença na hora de ser contratado é a experiência profissional adquirida com o tempo.

Critérios fundamentais

Pensando nessa necessidade cada vez mais crescente, tanto para a pessoa que vai ser inserida no mercado de trabalho quanto para os empregadores que tem menores opções de contratar profissionais qualificados, o Governo Federal tomou a iniciativa de criar o projeto Jovem Aprendiz.

Assim, a prioridade é contemplar, literalmente, os jovens. Até mesmo por que, na faixa etária mais jovem as pessoas estão mais suscetíveis para o aprendizado. Quanto maior o tempo de serviço, mais aprendemos com as experiências individuais e já ficamos com padrões estabelecidos. A necessidade é a de valorizar mentes novas e abertas para absorver os conhecimentos dos veteranos.

Normalmente, a idade permitida para se inscrever no programa do Governo Federal é entre 14 e 24 anos. Por mais que os participantes mais novos ainda estejam cursando o ensino fundamento ou médio, a carga horária do programa não interfere na grade das aulas, pois a flexibilidade é justamente para não atrapalhar os estudos.

Relevância curricular

Além da possibilidade de garantir, talvez, a primeira oportunidade de emprego a esses jovens, os contemplados não tem que se preocupar com a frequência nas aulas do ensino obrigatório. O projeto é para complementar a formação, e não atrapalhar o desenvolvimento escolar.

Para 2011, a empresa com maior parceria esperada é a Eletrobras. Por ser a maior companhia do setor de energia elétrica do país, ter a oportunidade de incluir no currículo profissional o contato com essa empresa com certeza vai valorizar o perfil do candidato em busca de uma vaga definitiva.

Como a Eletrobras também é controlada pelo Governo, assim como o programa Jovem Aprendiz, a relação entre as duas é muito mais harmônica do que se existissem interesses contrários no desenvolvimento econômico. A Eletrobras existe desde 1962, tendo sido criada durante a gestão do presidente João Goulart.

ciee sp

CIEE SP Jovem Aprendiz

Sobre o CIEE SP Jovem Aprendiz

O Centro de Integração Empresa Escola, mais conhecido como CIEE, é uma instituição que trabalha para que os estudantes consigam estágios em diversas áreas profissionais e possam aprender mais sobre o ofício escolhido.

É importante salientar que o CIEE é uma instituição filantrópica brasileira que é mantida por empresários de diversas regiões do nosso país e que tem como principal objetivo ajudar estudantes de nível médio, técnico e superior a ter uma oportunidade de estágio que os auxiliem a colocar em prática tudo o que aprenderam na teoria.

Da mesma forma, os empresários podem cada vez mais saber que poderão contar com mão de obra especializada na hora de contratar profissionais para ocuparem as suas vagas de trabalho.

Como fazer seu cadastro no site do CIEE

Os estudantes que estiverem interessados em conseguir uma vaga de estágio em alguma empresa no seu estado, podem cadastrar o seu currículo no site do CIEE na internet e aproveitar todas as oportunidades de estágio que são cadastradas pelas empresas que são parceiras da instituição.

Vale lembrar que aqueles estudantes que vivem em alguma cidade do estado de São Paulo, por exemplo, devem selecionar o site do CIEE do seu estado e fazer o cadastro do seu currículo através do link “Cadastro de Estudantes”. Assim, somente as vagas de estágio do seu estado poderão ser conferidas por você.

Cursos no site do CIEE

Vale lembrar que o CIEE também oferece diversos cursos de capacitação para os estudantes. Muitos desses cursos, inclusive, podem ser feitos a distância, por meio da internet. Entre as opções de cursos EAD oferecidos pela instituição estão os de Atendimento ao Cliente, Fundamentos de Rede, Matemática Básica, Microsoft Excel e Acess, Produção de Textos, Resolução de Problemas, Metodologia e Técnicas de Pesquisa, Atenção Concentrada e diversos outros.

Lembrando ainda que o CIEE tem espaços exclusivos voltados tanto para as empresas quanto para as instituições de ensino, além de disponibilizar informações importantes sobre a lei do estágio e muito mais. O CIEE sempre está fazendo eventos que são de interesses tanto para as empresas quanto para os estudantes das mais variadas áreas profissionais.

Pesquisar
Artigos Relacionados