Jornal Estado de Minas – Belo Horizonte BH

links patrocinados

Jornal Estado de Minas - Belo Horizonte BH

Jornal Estado de Minas – Belo Horizonte BH

Considerado um dos mais importantes jornais do país, o atualmente chamado Estado de Minas fundado em 1928 como O Estado de Minas e somente em 1930 foi ‘rebatizado’. Conhecido como o ‘grande jornal dos mineiros tudo começou quando os alunos Mendes Pimentel, Pedro Aleixo e Juscelino Barbosa compraram o acervo guardado do jornal Diário da Manhã. Em seguida convidaram Abílio Machado e Milton Campos para também se tornarem sócios. Já em 1929 o empresário Assis Chateubriand anexa o jornal aos Diários Associados, e desde o início se caracterizou por ser uma organização com visão moderna e tecnológica.

O jornal Estado de Minas circula diariamente, traz notícias sobre Minas Gerais, Brasil e mundo. Seu conteúdo diário é composto pelas editorias: política, economia, nacional, internacional, educação, tecnologias e opinião. Os suplementos semanais são: Agronegócio, bem Viver, Ciência, Direito e Justiça, Emprego, Feminino e Masculino, Guia de Gastronomia, Guia de Negócios, Hora Live, Imóveis, Pensar, Informática, Prazer EM Ajudar, Turismo e Veículos.

O diário disponibiliza em seu conteúdo a cobertura dos principais acontecimentos políticos e econômicos de Minas Gerais; assuntos de interesse nacional, os principais acontecimentos no mundo. Também traz as novidades no mundo da ciência nesta respectiva editoria.

Jornal Estado de Minas - Belo Horizonte BH - capa

Conhecido por seu senso crítico, que além de retratar comenta o jornal Estado de Minais conta com o espaço destinado ao leitor. Ali o leitor pode criticar , elogiar , sugerir pautas ou fazer alguma reivindicação.

Circulação e Tiragem

O jornal que desde o início se caracterizou por ser uma organização com visão moderna e tecnológica.Em formato standart o Estado de Minas mantem hoje 531 mil leitores em Belo Horizonte. Sua tiragem nos dias semanais chega a 73 mil exemplares e como circula aos domingos, neste dia sua tiragem é de 119 mil exemplares. De acordo com o IPSos a maioria dos leitores do jornal Estado de Minas são formados em cursos de nível superior, porém o jornal alcança e tem um publico diversificado. Ainda de acordo com a pesquisa 27 % dos leitores do EM estão na casa dos 20 aos 29 anos.

Belo Horizonte BH Jornal Estado de Minas

Internet

O jornal Estado de Minas mantém uma página na internet desde 1995, onde começou a figurar com o caderno de Informática. Com a preocupação de manter conteúdo diferenciado para este público o site conserva as editorias do impresso, porém apresenta outros conteúdos.

Curiosidades

Você sabia que os famosos irmãos Braga: o poeta Newton Braga e o cronista Rubem Braga fizeram parte da redação do jornal Estado de Minas nos seus primeiros anos de funcionamento! De 1929 até 1932 eles fizeram parte da equipe. O Estado de Minas possuí em seus arquivos o valioso acervo da Revista O Cruzeiro, que foi um marco do jornalismo da América Latina de 1928 à 1975.

Prêmios

São eles Prêmio Esso, Imprensa Embratel, Prêmio Vladimir Hersog de Anistia e Direitos Humanos, Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo, Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, Concurso Anual da Society for News Design, Salão Internacional de Desenho para Imprensa, Prêmio da Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd) e Associação Nacional de Jornais (ANJ).

Jornal Estado de Minas  Belo Horizonte BH Jornal Estado de Minas

Jornal Estado de Minas – Belo Horizonte BH

Confira um vídeo sobre o jornal Estado de Minas

Pesquisar
Artigos Relacionados