Jornal Diário Catarinense

links patrocinados

Jornal Diário Catarinense

Jornal Diário Catarinense

O Jornal Diário Catarinense é o jornal diário de maior tiragem e maior circulação no Estado de Santa Catarina. Fundado em 5 de maio de 1986, idealização do fundador do Grupo RBS, Maurício Sirotsky Sobrinho. O DC como é chamado popularmente é mantido pela Rede Brasil Sul de Comunicação (RBS) sediado em Florianópolis.

O diário oferece aos seus leitores a edição impressa online, porém para isso é preciso ser assinante do jornal, o conteúdo não é disponibilizado completo na página. Considerado jornal que revolucionou a maneira de fazer jornalismo no estado assim que foi implantado. Isto porque investiu na informatização, o que permitiu a ligação entre as cinco maiores cidades do estado de Santa Catarina, isto proporcionou um caráter estadual ao jornal e para os leitores trouxe informação diversificada de todo o estado.

Conteúdo

Conteúdo com notícias locais, de todo o estado de Santa Catarina, notícias nacionais e internacionais é composto pelos cadernos diários: política, editorial, economia, variedades, Guia Hagah, Mundo,Geral, Polícia e esportes. Conta também com os cadernos semanais: Cultura, Viagem, Informática, Sobre rodas, Gastronomia, Vestibular, Empregos e Oportunidade. Além de contar com mais de 10 cadernos segmentados e mais de 20 colunistas, o jornal promove também eventos de arquitetura, moda e esporte.

Jornal Diário Catarinense online

O jornal também oferece espaço direcionado ao leitor, com este serviço já contribuiu com grandes feitos pela população catarinense. A iniciativa de trazer a participação da comunidade para o jornal é um dos legados do DC.

Tiragem e Circulação

De acordo com os dados institucionais o jornal circula em 243 municípios dos 293 que compõem o estado de Santa Catarina. A tiragem semanal do jornal é de 41 mil exemplares. No domingo a tiragem aumenta para 56 mil. Tais dados colocam o DC, como líder dos impressos do estado. O número de leitores estimado é de 217 mil. A maioria deles (68%) pertence às classes sociais A e B. O restante está dividido da seguinte forma: 25% classe C e 7% D e E. Portanto, o jornal é consumido pelas classes sociais de maior poder aquisitivo do país. Em relação ao gênero dos leitores, são equivalentes: 52% são homens e 48% mulheres.

Jornal Diário Catarinense - publicações

De acordo com pesquisa realizada pelo DC o público principal é composto por 39% de leitores jovens, entre 25 aos 39 anos; 24% posuem entre 15 e 24 anos. Perfil de leitor jovem que se reflete no ranking das seções mais lidas do periódico. O caderno de Variedades aparece em 1º lugar com 95%, a editoria nacional surge em 2º lugar com 93%. Em 3º lugar, empatados estão na preferência do leitor, o noticiário local e a capa.

Curiosidades

Primeiro jornal informatizado da América Latina;
Também o primeiro do estado de Santa Catarina a utilizar fotos coloridas;
Em 1987 recebeu o prêmio ESSO de jornalismo na categoria de melhor contribuição à imprensa;
Primiero jornal tablóide com circulação diária em Santa Catarina;
Segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC) o site do Diário Catarinense é o mais acessado dentre os jornais catarinenses.

Notícias Jornal Diário Catarinense Jornal Diário Catarinense - matérias

Jornal Diário Catarinense

Confira um vídeo com uma entrevista do jornal Diário Catarinense

Pesquisar
Artigos Relacionados