JBS Parmalat
A JBS Friboi é uma das maiores empresas controladoras de frigoríficos de carne bovina do Brasil e é líder de mercado em seu segmento no país e também na Argentina. A empresa surgiu como um negócio informal conduzido pelo fundador José Batista Sobrinho.
Aos poucos a empresa foi ganhando notoriedade e crescendo, principalmente através de aquisições, como as que passaram a acontecer a partir de 1999, com a compra do frigorífico Mouran, de Andradina. Em 2005 a JBS adquiriu a Swift, maior frigorífico da Argentina, e em 2008 foi a vez do Pilgrim’s Pride, a segunda maior processadora de carne de frango dos Estados Unidos.
Sobre a JBS Friboi
A JBS Friboi, além de atuar no segmento que é o seu forte, o de carnes, com a fabricação e comercialização de presuntos, hambúrgueres, empanados de frango e outros produtos alimentícios fabricados a partir de carne animal, também atua nos segmentos de lácteos, com fabricação de iogurtes e outros itens semelhantes e também no segmento de higiene e limpeza, sendo que controla as poderosas marcas Minuano, Albany, entre outras menos conhecidas.
Sobre a Parmalat
A Parmalat é uma empresa de origem italiana fundada em 1961 na província de Parma. No continente europeu a empresa sempre teve muito prestígio, com a fabricação e comercialização de laticínios de qualidade. Porém, a má administração culminou no fechamento da empresa após a justiça da Itália decretar sua falência. No Brasil a história não é muito diferente. Em nosso país a marca sempre teve excelente reconhecimento por conta da identidade e dos produtos de extrema qualidade.
Ao mesmo tempo em que a Parmalat italiana decretou falência, a subsidiária brasileira percorreu o mesmo caminho. Após a aprovação da lei de falências, adotada em 2005, a empresa entrou em recuperação judicial e assim pôde se recuperar da crise com fôlego, da mesma forma que as gigantes de outrora da aviação Varig e Vasp. A empresa havia contraído, durante anos, dívidas com produtores rurais que ultrapassavam os R$10 milhões.
Em 2006 a Laep comprou a Parmalat e vendeu a Batavo, cujos direitos a Parmalat detinha, para a Perdigão. No ano seguinte o cenário da empresa, que já estava conturbado, ficou ainda mais nebuloso com a apreensão de dois lotes de leite pela ANVISA, que identificou adulteração no produto com utilização de soda cáustica e peróxido de hidrogênio.
Venda da Parmalat para a JBS Friboi
No início de 2010 começaram a surgir boatos na mídia de que a JBS Friboi estava sondando a Parmalat com a intenção de comprá-la. No início a JBS tratou de desmentir a notícia, afirmando por meio de sua assessoria de imprensa que a política da empresa era regida pela transparência e que todos os fatos relevantes da empresa eram sempre comunicados ao mercado em geral. A Parmalat também negou o boato.
Alguns meses mais tarde foi esclarecido que a JBS tinha sim interesse em adquirir a empresa italiana, mas que a negociação não foi adiante por conta de discussões entre os responsáveis pelos dois grupos. Logo que as negociações foram desfeitas, a JBS logo tratou de afirmar que não gostaria de entrar no mercado de leite longa vida.
Vídeo JBS Parmalat
Confira um vídeo sobre JBS Parmalat