Japão – Economia e População do Japão

links patrocinados

Japão - Economia e População do Japão

Japão – Economia e População do Japão

Sobre o Japão

O Japão é um arquipélago situado na Ásia. Formado por 6.852 ilhas, quatro delas (Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku) são as maiores, mais importantes e agrupam a maioria da população do país.

A cidade mais populosa do japão é a capítal Tóquio. São mais de 12,5 milhões de habitantes em pouco mais de 2 mil km². Depois vêm Yokohama, Osaka, Nagoya e Sapporo. No total, a população japonesa é de mais de 127 milhões de pessoas.

A expectativa de vida tem média de mais de 81 anos de idade e a base da pirâmide é de adultos e de idosos. As mudanças demográficas e culturais, entretanto, acabaram afetando a economia do Japão.

Trabalho no Japão

A força de trabalho está cada vez mais diminuída e o governo está aumentando os custos com a seguridade social. A expectativa é que, devido a não formação de famílias entre os jovens, a população japonesa diminua para 100 milhões até 2050 e para 64 milhões em 2100.

Economia do Japão

Mesmo assim, a economia japonesa é uma das mais fortes do mundo. Tem o segundo maior Produto Interno Bruto nominal do mundo e é a terceira maior nação em poder de compra. O Japão também é o quarto maior exportador e o sexto maior importador do planeta.

O Japão é tão importante que é o único país asiático integrante do G8. Com relação ao Índice de Desenvolvimento Humano, o país está na 11º colocação e tem o terceiro menor índice de mortalidade de crianças recém-nascidas.

Japão fotos

Localizado na Ásia Oriental e banhado pelo Oceano pacífico, o Japão é um país insular, ou seja, é uma ilha, cujo significado do nome é “origem do Sol”. Embora seja um país pequeno e com localização terrestre complicada, devido à proximidade com placas tectônicas e pela presença de vulcões ativos, ele é bastante populoso e tem uma das maiores economias do mundo.

A origem do seu nome não é àtoa: muitos relatos e fotos nos mostram que o nascer-do-sol no Japão é um dos mais bonitos do mundo. Tanto que sua bandeira é um fundo branco com uma grande bola vermelha no meio, que simboliza o Sol.

A capital do Japão é a cidade de Tóquio, uma as maiores e mais desenvolvidas megalópoles do mundo. Tóquio é uma cidade futurista, com vários atrativos turísticos, pessoas estilosas e muito dinheiro, fruto da economia aquecida e da presença de várias das maiores empresas do mundo, principalmente do segmento eletrônico e informático.

Fotografias do Japão

Muitos pontos do Japão são alvo de fotos belíssimas e cartões postais. Além da já citada capital Tóquio, há também outras cidades atrativas e belezas naturais, como os vulcões. A maioria das ilhas do Japão é montanhosa, sendo que o ponto mais alto do país é o conhecido monte Fuji, um vulcão ativo de baixa erupção rodeado pelo lago Kawaguchi. Ele fica a oeste de Tóquio, de onde pode ser visto num dia limpo.

Outra referência do Japão são as árvores de cerejeira, chamadas de sakura. Elas são árvores de porte médio, com várias ramificações e que florescem uma vez por ano, dando flores pequenas e delicadas de cor rosada. O florescer das sakuras é tão bonito que existe uma festa chamada Sakura Matsuri para contemplá-las, o que atrai turistas do mundo todo e rende várias fotos, tanto de amadores quanto de profissionais.

Onde encontrar fotos do Japão

Por causa da beleza do país, muitos fotógrafos e empresas possuem sites contendo galerias de fotos do Japão. Organizações de turismo e de descentes também existem para relembrar das maravilhas japonesas e também incitar as pessoas a conhecerem o país. Uma delas é organização Nacional de Turismo Japonês, e em seu site é possível ver várias fotos do país, além de obter informações turísticas importantes.

Pesquisar
Artigos Relacionados