Japão – Cultura e Curiosidades do Japão

Japão - Cultura e Curiosidades do Japão

Japão – Cultura e Curiosidades do Japão

A Terra do Sol Nascente

O Japão é um país da Ásia Oriental, um pequeno, porém muito charmoso e peculiar país. Os caracteres de seu nome significam “Origem do Sol” e é por esta razão que o Japão é muitas vezes chamado de “Terra do Sol Nascente”. É um país com uma cultura muito diferente da que se pode imaginar à primeira vista, um modo tão particular de viver que acaba por fascinar muitas pessoas. É um arquipélago que possui 6.852 ilhas, sendo as maiores Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku, somando aproximadamente 97% do Japão.

A Cultura Japonesa

Sua cultura foi produzida através de uma junção de fatores, desde influências chinesas até suas formas indianas e ocidentais. Tendo sua influência direta a China no início, quando ainda fazia parte dos estados tributários, o Japão passou a desenvolver sua própria cultura e costumes independentemente quando deixou de enviar tributos à China. Sua cultura nacional foi então crescendo e florescendo de forma livre.

Cultura do Japao

O processo dessa cultura nacional foi acelerado fortemente nos últimos 250 anos anteriores ao que o Japão se manteve isolado. Ultimamente é influenciado pela Europa e pelos Estados Unidos. Com todas as influências que o Japão teve, foi ainda assim capaz de desenvolver traços particulares dessa cultura. A música e a dança, por exemplo, são impressões únicas e marcantes do país.

Tendo o Koto como um instrumento nacional e marca original de sua música, um instrumento musical de cordas que possui uma caixa de ressonância. Já na dança, os japoneses optam por elementos mais tradicionais, danças que se originaram na antiguidade em forma de manifestações, com movimentos leves e repletos de graciosidade. Atualmente a dança mais tradicional do japão é chamada de “Nihon Buyou”. Um outro ponto de sua cultura nacional que também é apreciado por muitos turistas, até mesmo por ser um acontecimento único, é o Koyo, um fenômeno natural que acontece no Japão para avisar que os dias frios e pouco iluminados do inverno estão chegando. É uma belíssima obra prima da natureza onde as folhas do outono ganham colorações diferenciadas deixando a paisagem repleta de nuances.

A culinária

Costumes do Japao

Muito atraente, a culinária do Japão tem conquistado adoradores por todo o mundo. Hoje em dia é muito raro encontrar alguém que nunca tenha experimentado um prato desta culinária ou que pelo menos não conheça uma das iguarias japonesas. Tratada como arte pela forma de misturar os ingredientes e também pela apresentação de seus pratos, podemos destacar o arroz sendo o alimento mais importante da cozinha japonesa, com ele fazem diversos pratos elaborados ou até mesmo simples, mas que caem no gosto de qualquer um. A forma de comer suas refeições é também outro ponto bem particular, utilizam o “hashi”, dois pauzinhos de madeira que unidos formam uma espécie de pinça.

Curiosidades

Populacao do Japao

Existem vários curiosidades sobre o Japão, sendo uma delas uma sobre a formação de seu território. Uma lenda japonesa conta que os deuses atiraram ao mar suas lanças poderosas e o impacto delas com as águas fizeram espirrar 6.852 gotas, que se transformaram em ilhas.

Uma outra curiosidade é justamente sobre a impessoalidade. Os japoneses evitam se tocar, se cumprimentam com reverências e não são tão adeptos aos abraços.

Territorio Japones Japao 2013

GD Star Rating
loading...
Japão - Cultura e Curiosidades do Japão, Nota: 3.6 de 5 com 11 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados