Ipva detran 2013 – emitir guia para pagamento

Ipva detran 2013 - emitir guia para pagamento

Ipva detran 2013 – emitir guia para pagamento

O Imposto sobre a propriedade de veículos automotores, também conhecido como IPVA, é jm tributo cobrado anualmente pelo estado em que o proprietário do veículo mora. O imposto é cobrado de acordo com o valor venal do veículo e varia de acordo com o estado, sendo que a alíquota pode ser entre 1% até 6%.

A que se destina a cobrança deste imposto?

Diferente do seguro DPVAT que se destina a cobrir as despesas de acidentes de trânsito e dos pedágios que são cobrados para a melhoria das rodovias, o tributo IPVA arrecadado pelos Estados é destinado para serviços de educação, saneamento, saúde e segurança.O montante do arrecadado é dividido entre o município em que o carro do contribuinte foi emplacado e o estado, sendo que o valor deverá ser revertido para serviços nas categorias já citadas.

IPVA 2013

Como pagar o IPVA

Para pagar o tributo você deve se dirigir a qualquer um dos bancos credenciados de seu estado e apresentar o número do RENAVAM. Será gerada a guia de pagamento e você deverá pagá-la até o vencimento, caso não o seja feito serão gerados juros e multa referentes aos dias de atraso. É importante sempre estar com os impostos em dia porque eles contam para o licenciamento de seu veículo e caso este esteja irregular se você for parado pela Polícia Rodoviária poderá ser multado.

O pagamento do IPVA pode ser feito em até três vezes desde que a primeira parcela seja quitada antes da data de vencimento do tributo, caso o proprietário deixe vencer será aceito apenas o pagamento total do tributo. O pagamento poderá ser feito nas casas lotéricas e pela internet, desde que sejam meios legais.

guia de pagamento IPVA

Como emitir a guia para o pagamento do IPVA em São Paulo

Além de emitir a guia para pagamento do IPVA pelos caixas eletrônicos das agências bancárias autorizadas o contribuinte poderá também emitir o guia pelo site do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Fazenda. Primeiramente você deverá selecionar no menu principal a opção Produtos e serviços, então será gerada uma lista com todas as opções que você pode consultar. Selecione IPVA e esteja com o número do RENAVAM em mãos para realizar a consulta, feito isso será necessário que você preencha os campos com o número do Renavam e CNPJ ou seu CPF sem qualquer pontuação.

Como emitir a guia para o pagamento do IPVA em Minas Gerais

Para emitir a guia para o pagamento do tributo dos veículos registrados em Minas Gerais o contribuinte deve se dirigir ao site do Detran e procurar pela opção Veículos, então desça a página até encontrar serviços/informações sobre IPVA e então será direcionado para outro site e deverá selecionar a opção Pagamento, novamente será direcionado para outra página e ao fazer uma breve leitura do conteúdo que ela apresenta encontrará um passo a passo de como emitir a guia para o pagamento e a opção de gerar esta guia. Ao selecionar “emissão da guia para pagamento” será mostrada uma página em que você deverá preencher os campos com o RENAVAM do veículo e o ano do exercício, preencha os caracteres de confirmação e será gerada a guia para o pagamento do tributo.

calendário IPVA 2013  Ipva detran 2013

Ipva detran 2013 – emitir guia para pagamento

Confira um vídeo sobre a emissão do guia de pagamento do IPVA em Minas Gerais:

GD Star Rating
loading...
Ipva detran 2013 - emitir guia para pagamento, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados