IPVA 2014 RJ

links patrocinados

IPVA 2014 RJ

O Departamento Nacional de Trânsito (ou Detran) é um órgão autárquico que funciona na esfera estadual, embora possua uma regulamentação que se subordina a determinações do Governo Federal. O Detran é administrado pelo poder executivo estadual, tendo como principal objetivo fiscalizar tudo o que se relaciona com o trânsito de veículos.

Confira mais

IPVA 2014 RJ IPVA 2014

Devido ao grande número de atribuições, o Detran geralmente possui unidades municipais. Em alguns lugares, como nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo, o Detran está presente de maneira física em todos os municípios. Por possuir uma administração descentralizada, não existe um padrão unificado para a estrutura dos Detrans estaduais divididos pelo país. Entretanto, algo tem se tornado um padrão nos últimos anos: a busca pelo maior número possível de oferta de serviços online, o que ajuda a economizar o tempo dos consumidores e reduzir as grandes filas nas sedes físicas do órgão. Hoje, praticamente todos os estados oferecem a maior parte dos serviços disponíveis diretamente pela internet.

Confira o IPVA 2014 RJ

IPVA

O IPVA (sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é cobrado de maneira estadual, incidindo sobre carros, motos e outros tipos de veículos. Sua cotação é obtida a partir do valor de mercado do modelo em questão. O IPVA tem como fator gerador a propriedade do veículo, e não se aplica a modelos que funcionam fora da terra (como lanchas e jet-skis, por exemplo). Os recursos obtidos com o IPVA são igualmente divididos entre o estado e o município.

Por ser calculado a partir do preço do carro, o IPVA é um imposto que varia bastante de valor. Devido a seu caráter estadual, também há regras próprias para a cobrança, dependendo do local onde o veículo foi registrado. Atualmente, a forma mais prática e confiável de se verificar o valor do IPVA é através de uma consulta ao Detran. Isso pode ser feito diretamente pela internet.

IPVA

Como consultar o IPVA no RJ

A consulta ao IPVA no Detran do Rio de Janeiro é muito simples. Primeiro, é necessário fazer um rápido cadastro no site do órgão, caso você ainda não o possua. Assim, o Detran poderá fornecer os dados sobre seu veículo, a partir do registro do carro ou moto. Após fazer este cadastro, realize o login na página e escolha a opção “Veículo”. Por fim, no menu à esquerda, passe o mouse sobre a palavra IPVA e espere que a opção “Consulta” apareça.

Multa IPVA 2014 RJ

Saiba mais

Como informamos anteriormente, a alíquota do IPVa varia bastante de estado para estado. No Rio de Janeiro, os valores começam em 0,5%, para carros destinados à locação. Caminhões, veículos de transportes de passageiros e modelos elétricos ou a gás pagam 1% de IPVA sobre seu valor venal; ônibus, motocicletas e outros têm alíquota de 2%; os carros de passeio movidos a gasolina ou álcool têm 3% de alíquota; por fim, modelos bicombustível e/ou importados têm a maior alíquota do estado, de 4%.

Se você tem qualquer dúvida sobre o IPVA no RJ, acesse o site oficial do Detran do estado e vá à seção “Dúvidas” na guia IPVA. Neste caso, nem é preciso fazer cadastro na página.

Pesquisar
Artigos Relacionados