Interpretação de sonhos

links patrocinados

Interpretação de sonhos

Interpretação de sonhos

Sobre a Interpretação de sonhos

Nada melhor do que ter um sonho bom, certo? Errado. Nem sempre aquela cena bonita que acompanhou você durante o sono pode ter um significado positivo. O contrário também acontece. Saiba algumas das teorias de interpretação de sonhos que podem te ajudar a entender melhor esse ‘filme’ que insiste em passar na sua cabeça quando você vai dormir.

Manuais de Interpretação de sonhos

Atualmente, a internet está cheia de manuais e listas de interpretação de sonhos para todos os gostos. Mas, cuidado: nem todas são confiáveis. Primeiro, porque o sonho está ligado a uma questão cultural. Em muitos países e em diferentes épocas, o sonho era tido como uma experiência premonitória ou uma expansão da consciência. Isso significa que, para algumas culturas ou religiões, era muito provável que o que você sonhasse fosse um aviso de algo que iria mesmo acontecer. Hoje, essa teoria de interpretação de sonhos já não encontra tantos adeptos.

Principalmente depois de Freud. Para quem não o conhece, uns dos chamados ‘pais da psicanálise’ tinha diversas teorias para a interpretação de sonhos. Segundo ele, o sonho reflete a vontade, um desejo ou um temor. Se você quer algo com muita força mas tem medo de falar, é provável que sonhe com isso.

Há ainda aqueles que defendem com toda a força o sentido contrário dos sonhos. Sonhar com morte, por exemplo, significaria nesse caso uma nova vida, um renascimento – que pode ser muito bem aquela guinada que você estava precisando há tempos na sua vida pessoal e profissional.

Tipos de Interpretação de sonhos

E existe ainda a interpretação de sonhos de acordo com algo que você pensou antes de dormir. Isso acontece porque nosso inconsciente continua trabalhando mesmo quando estamos descansando. Mas, se você é do tipo que sonha coisas malucas – o que é absolutamente normal – e não concorda com as idéias de Freud ou com a interpretação contrária, vale consultar um manualzinho. Certo ou não, há um ponto positivo: a maioria deles é bastante divertido.

Significado dos Sonhos

Significado dos Sonhos

Para muitas pessoas, os sonhos são intrigantes. Muitos não são claros, confundem coisas normais com outras que são impossíveis de acontecer na vida real. Mas todos os sonhos possuem significado – pelo menos muitas pessoas acreditam nessa hipótese. Se você é uma delas com certeza já procurou um dicionário dos sonhos para tentar traduzir o significado de um.

Tipos de sonho

Muitos profetas, pessoas normais e até cientistas afirmam que conseguiram resolver um problema através dos sonhos. Mas os sonhos nem sempre significam o que aparentam. Freud, pai da psicanálise, em seu livro ‘A Interpretação dos Sonhos’, já dizia que há alguns tipos de sonhos.

Um deles é quando sonhamos com algo que aconteceu durante o dia e que foi muito marcante ou quando dormimos assistindo TV e as imagens e sons confundem-se. Nesse caso, não há interpretação a ser feita. Outra situação é quando o cérebro tenta resolver algum problema através dos sonhos. Para Freud, os sonhos são a maneira perfeita de o cérebro trazer à tona os desejos reprimidos.

Significado dos Sonhos

Mas e quando a interpretação dos sonhos parece não se encaixar em nenhuma dessas categorias? Algumas religiões pregam que os sonhos são avisos e que nos indicam o melhor caminho a seguir. Outros acreditam que peças chaves no nosso sonho querem dizer alguma coisa específica.

De qualquer forma, os sonhos sempre têm algum significado, mas isso não quer dizer que sempre vá acontecer o que o sonho indica. Por exemplo, dizem que sonhar com bebês indica que a pessoa vai ficar grávida ou alguém muito próximo a ela. Outro exemplo é quanto ao cachorro. Se você for mordido por um cachorro durante um sonho, uma das interpretações é que você corre risco de ser traído por um amor ou por um amigo.

Na internet há milhares de sites especializados em interpretar os sonhos. Mas tudo tem um contexto real e isso sempre deve ser levado em conta. Então, quando tiver algum sonho intrigante, fale com um especialista – o psicólogo é o mais indicado – ou procure ler várias interpretações para ver qual se encaixa melhor com o seu caso.

Pesquisar
Artigos Relacionados