Interclubes 2011

links patrocinados

Mundial Interclubes 2011

O Mundial de Clubes é um evento esportivo realizado anualmente pela FIFA, entidade máxima do futebol. No ano de 2011, ele será realizado no Japão nas cidades de Yokohama e Toyota entre os dias 8 a 18 de dezembro.

Equipes já qualificadas

Entre as equipes participantes da oitava edição do mundial já estão garantidas os times do Barcelona da Espanha, atual campeão da Liga dos Campeões da UEFA, Monterrey do México, atual campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF, o Santos do Brasil, atual campeão da Libertadores da América e Auckland City da Austrália, atual campeão da Liga dos Campeões da OFC.

Equipes a serem definidas

Restam ainda três equipes a serem definidas, que é o campeão da Liga dos Campeões da AFC (torneio realizado entre os campeões nacionais das copas das 14 maiores associações de futebol da Ásia), que será definido no dia 5 de novembro de 2011, o campeão da Liga dos Campeões da CAF (torneio realizado entre os principais clubes do continente africano). O representante africano será conhecido no dia 13 de novembro de 2011.

Vaga para o País Sede

Ainda há uma vaga que será preenchida por uma equipe do Japão, que por sua vez será o Vencedor do Campeonato Japonês de Futebol / J-League do ano de 2011. Esta vaga é destinada para pelo fato de o Japão ser o país sede do evento.

Entretanto, caso uma equipe do Japão vier a conquistar o torneio da Liga dos Campeões da AFC de 2011, o campeão nacional japonês será substituído pelo clube não japonês mais bem colocado no torneio continental da Ásia.

Estádios da Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2011

Os estádios em que acontecerá o evento esportivo da FIFA serão os Estádios de Toyota, que contém capacidade para 45 mil pessoas, e o Estádio Internacional de Yokohama, que contém capacidade máxima de 72.327.

O país que contém o maior número de títulos da Copa do Mundo de Clubes da FIFA é o Brasil, com três troféus, seguido pela Itália com dois e Inglaterra/Espanha com um.

Mundial Interclubes 2012

Mundial Interclubes 2012

Sobre o Mundial Interclubes

Assim como aconteceu neste ano, em 2012 o Mundial de Clubes organizado pela FIFA será no Japão. O país já recebia a competição antes mesmo dela ser reconhecida pela Federação. As sedes para os anos seguintes ainda não foram escolhidas.

Em 2009 e 2010, o Mundial foi em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A Austrália também havia se candidatado para sediar o evento, mas a FIFA considerou que o local poderia prejudicar o rendimento dos times, que teriam que enfrentar viagens mais longas.

O Mundial está confirmado até 2014, quando vence o contrato da FIFA com a Toyota para realização da competição. Depois disso, a entidade deve se reunir para discutir e implantar mudanças no sistema de disputa.

O campeonato

Também chamado de Copa do Mundo de Clubes, o Mundial é uma competição de futebol organizada pela FIFA, em que jogam os clubes campeões das seis confederações continentais, mais um representante do país que sedia o evento. O primeiro campeonato foi disputado no Brasil, no início do ano 2000, e consagrou o Corinthians como campeão.

Desde 1960, no entanto, existia a Copa Intercontinental, disputada nos últimos anos em um único jogo no Japão, entre o vencedor da Liga dos Campeões da Europa e da Copa Libertadores da América. Essa Copa não era reconhecida pela FIFA e foi extinta depois da criação do Mundial de Clubes.

Após a primeira edição em 2000, a FIFA suspendeu a competição e a retomou em 2005. Desde então, o Mundial é realizado todos os anos.

Critérios de escolha dos times do Mundial Interclubes

Os clubes que participam do Mundial são aqueles que se tornaram campeões nas competições continentais, além de um indicado pelo país sede.

Na América do Sul, o representante da CONMEBOL é o vencedor da Copa Libertadores da América. Da Europa, vai o campeão da Liga dos Campeões da UEFA. Já a África envia o vencedor da Liga dos Campeões da CAF, enquanto a Ásia é representada pelo vencedor da Liga dos Campeões da AFC. A Oceania envia o vencedor da Liga dos Campeões da OFC e, por fim, as Américas Central, do Norte e Caribe são representados pelo vencedor da Liga dos Campeões da CONCACAF.

Pesquisar