Instituto do sono

links patrocinados

Instituto do sono

Instituto do Sono

O Instituo do Sono teve sua fundação a partir de um grupo de médicos da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. E desde sua fundação em 1992, investiga e trata todos os distúrbios relacionados com o sono e suas principais características.

O sono tem como principal objetivo proporcionar descanso, tanto para o corpo quanto para a mente dos indivíduos. Portanto, quando isso não ocorre se tem casos de extress, fadiga e mau funcionamento das funções do organismo em geral. A missão do Instituto do Sono está basicamente em entender como se dá o processo do sono nos indivíduos e com isso, realizar pesquisas para melhor diagnosticar e precisar qual o tratamento adequado aos pacientes que sofrem com os distúrbios do sono.

Distúrbios do Sono

Problemas com o sono

Os distúrbios do sono são basicamente todas as disfunções do organismo na hora de dormir, seja na falta de sono, no sono em excesso ou na dificuldade em se manter acordado ou dormindo. Os distúrbios do sono podem estar relacionados a fatores externos ou internos do organismo do individuo, por exemplo, quando a pessoa está passando por momentos de angústia no trabalho ou na vida pessoal, isso muitas vezes se reflete no sono. Ou quando uma pessoa está sofrendo de oscilação na pressão ou nos batimentos cardíacos, é normal que acorde várias vezes durante a noite por causa desse problema com o organismo, causando muitas vezes uma noite mal dormida. Dentre os principais distúrbios do sono, encontram-se a insônia, o ronco e a apneia.

Insônia

Insonia

A insônia é a ausência de sono. A insônia pode acontecer de diversas maneiras, uma delas é aquela habitual em que a pessoa deita e não consegue dormir, outra é aquela em que a pessoa até consegue dormir, mas quando acorda se sente mais cansada do que quando se deitou e a ultima é aquela em que a pessoa dorme, mas acorda inúmeras vezes durante a noite. Há também a presença de sono por algum tempo, mas ao final da madrugada a pessoa desperta e não dorme mais.

Porém para que seja considerada insônia a pessoa precisa apresentar estes aspectos durante dias e meses e não apenas uma vez ou outra, a partir de um longo período constatando uma deficiência ao dormir, a pessoa deve procurar um médico. Outra questão relevante é que fatores de insônia podem estar relacionados a angustias e estresse que podem desencadear uma depressão, portanto sinais de insônia por um longo tempo precisam ser tratados para que não evoluam para um quadro de depressão.

Ronco

Disturbios do son

O ronco é provocado por causa de uma flacidez na garganta é muito notado por pessoas próximas que o consideram constrangedor e chato. Porém por traz desses barulhos podem estar relacionados outros fatores que precisam ser diagnosticados pelos médicos. Lembrando que se a pessoa ingere bebidas alcoólicas ou fuma antes de dormir pode originar roncos, ou pessoas que se alimentam muito próximas ao seu repouso também, nestes casos uma mudança de hábitos ou na maneira de dormir pode amenizar o problema.

Apineia

A apneia é a interrupção da respiração na hora do sono, isso ocorre em períodos superiores a 10 segundos e geralmente são acompanhadas de roncos. Este distúrbio só é considerado grave quando ocorre por um longo período e por mais de 30 vezes na noite. Os tratamentos variam entre medicamentos, aparelhos para que o indivíduo respire melhor e em alguns casos, cirurgia.

Tratamento para insonia Instituto do sono 2013

Pesquisar
Artigos Relacionados