Instituto Butantan

links patrocinados

Instituto Butantan

Instituto Butantan

Além do famoso serpentário e dos laboratórios de fabricação do soro antiofídico, o Instituto Butantan também é conhecido pelas suas pesquisas biomédicas com outros tipos de venenos de animais. Mantido como entidade do Estado de São Paulo, o Instituto ainda oferece tratamento médico para acidentados com animais peçonhentos e atividades de educação ambiental.

Sobre o Instituto Butantan

Fundado em 1901, o Instituto Butantan é uma entidade pública do Estado de São Paulo, criada para conter a infecção pela Peste Bubônica que estava acontecendo no porto paulista de Santos. Médicos especializados foram convocados para conter a doença bacteriana, incluindo Vital Brazil e Oswaldo Cruz, que distinguiram a causa da enfermidade. Como a importação do soro para combater a doença demoraria, Oswaldo Cruz recomendou ao governo a criação de um Instituto próprio para a produção local do soro contra a Peste Bubônica.

Antes com o nome de Instituto Serumtherapico do Estado de São Paulo, a entidade criada se transformou no Instituto Butatan.

O que e Instituto Butantan

Como os problemas com cobras na região rural de São Paulo estavam ficando frequentes, o biomédico Vital Brazil começou a fazer pesquisas sobre o veneno ofídico. Foi assim que o Instituto Butantan se desenvolveu na produção do soro antiofídico para diversas espécies de cobras do Brasil e de fora.

Serpentário

Muito visitado, o serpentário do Instituto Butantan deixa em espaços climatizados as cobras utilizadas para extração de veneno.

O que o Instituto Butantan faz

Ele foi fundado no ano de 1914 e entre as espécies em cativeiro estão as jiboias, jararacas e cascavéis. Os animais são alimentados pelo menos uma vez por semana, de acordo com suas necessidades, com camundongos ou ratos criados nos laboratórios do próprio Instituto.

Produção de Soro

Além da produção do soro antifídico, o Instituto Butantan também produz soros antitóxicos, soros antivenenos, soro antilonomia usado contra o veneno de um tipo de lagarta, antiveneno de abelha e soro anti-botulínico. Os soros são repassados paras as Secretárias de Saúde que fazem a distribuição dos hospitais do Brasil e também para outros países.

O instituto de pesquisas da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo ainda dá auxílio médico para as pessoas que se acidentarem com animais venenosos. Além das serpentes, são oferecidos tratamentos contra picadas de escorpiões e aranhas.

Mão na obra só no Butantan

Para educar ambientalmente as pessoas sobre as cobras presentes na fauna brasileira, o Instituto Butantan promove a atividade Mão na obra só no Butantan todas as quintas-feiras.

Serpentario

As pessoas entram em contato direto com alguns tipos de cobras típicas do cenário do Brasil, aprendem sobre as espécies do país e sobre o que fazer quando recebe a picada de algum desses animais peçonhentos.

A prática está disponível das 14h30 às 15h30 na frente do prédio do serpentário e pode ser feita por crianças, jovens e adultos de todas as idades.

A atividade possui a orientação de profissionais do Laboratório de Ecologia e Evolução – LEEV do Instituto Butantan. A entidade está presente na Avenida Vital Brasil, número 1500, no bairro do Butantã, Zona Oeste de São Paulo.

Producao do soro historia do Instituto Butantan

Pesquisar