Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 2010

links patrocinados

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 2010

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 2010

O IBGE foi criado por volta do ano de 1935 por Mário Teixeira de Freitas, graduado em estatística na cidade do Rio de Janeiro.

Praticamente todos os censos oficiais do Governo, se oriunda desta fundação pública. Há algumas pesquisas que sempre são realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística como aquelas que se referem à agricultura, pecuária, indústria, comércio, extração vegetal, serviços em geral, orçamento das famílias e maneiras de obter subsídios de forma individual.

Para trabalhar no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística você deve realizar a prova do processo seletivo referente ao concurso público destinado ao IBGE.

Nesta prova, as matérias de informática, português e matemática são cobradas de forma elementar, sendo anexadas disciplinas específicas para os cargos destinados aos candidatos que concluíram o ensino superior.

Sobre a Geografia e a Estatística

IBGE

Estatística é a doutrina que tem como objetivo coletar uma informação específica em vários grupos de pessoas distintos, sendo essencial a coleta de dados em uma vasta região geográfica.

A Geografia é a disciplina que estuda, procurando entender o porquê, os fenômenos biológicos, humanos e físicos que alteram o espaço.

Sendo assim, a integração dos estudos geográficos juntamente com a coleta de dados resulta nos censos estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, censos são levantamentos feitos pelo IBGE a cada dez anos que tem como objetivo mostrar a “cara do Brasil”, sendo assim, este censo serve para averiguar os setores de educação, saúde, urbanismo, entre outros, mostrando quais foram às melhorias apresentadas pelo país neste intervalo de tempo ou as pioras.

Censo do IBGE 2010

Esse estudo é muito importante, pois assim, o Governo tem maior consciência e visão de onde aplicar maiores investimentos públicos, sendo assim, se a educação apresentou pioras estrondosas, no ano seguinte, as verbas devem ser destinadas a fim de melhorar essa deficiência.

Site do IBGE

No Site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística você pode verificar quais são as pesquisas que já foram feitas, o site conta com uma sessão de arquivos, que dá acesso aos estudos já feitos ao público, uma sessão de pesquisas em processo, onde, inclusive, você pode ajudar na coleta de dados, respondendo a questionários online e uma sessão de estudos pretendidos. Você pode dar sugestões, fazer críticas e deixar a sua opinião na sessão de contato dentro do site.

O site conta ainda com uma caixa de pesquisa onde você pode escrever o que quer encontrar e o sistema te ajudará a localizar o pretendido. O site está estruturado conforme as sessões: indicadores, economia, população, sala de imprensa, pesquisas, download, geociências e canais, sendo dispostas no topo do site, e na área lateral as sessões são divididas em: pesquisas, calendário de estudos e pesquisas estruturais, fase de coleta e síntese de pesquisa.

Sobre Geografia e Estatistica

Censos mais Populares

Existem dois censos mais populares exibidos pelo IBGE, são eles:

– Censo Demográfico: como já foi explicado, o censo ocorre de dez em dez anos, este censo tem como objetivo controlar a população, contando durante dez anos os números referentes à população. Este censo é importante, pois, permite ao Governo controlar as taxas de natalidade e mortalidade, assim como a quantidade de filhos por mulher.

– Censo Agropecuário: este censo analisa, além dos produtos agropecuários comercializados no país, o tamanho das florestas e as áreas de preservação também são controladas.

Instituto Brasileiro Site do IBGE

Pesquisar