INSS Revisão de Benefício para Recomposição da Renda Mensal

links patrocinados

INSS revisão de beneficio para recomposição da renda mensal

INSS revisão de beneficio para recomposição da renda mensal

O Instituto Nacional do Seguro Social, mais conhecido como INSS, é um dos órgãos do Governo Federal que tem como responsabilidade realizar a administração das contribuições para a Previdência Social brasileira. Esta, por sua vez, é utilizada para beneficiar os trabalhadores do país que não estão mais aptos a exercer suas funções. Nesta categoria incluem-se, por exemplo, os aposentados, doentes, inválidos, gestantes e diversos outros.

Revisão de benefício

O cálculo dos benefícios leva em conta uma série de fatores. Às vezes, por qualquer motivo, pode haver a realização de novos cálculos por parte do INSS, com o objetivo de corrigir eventuais falhas para compensar financeiramente os trabalhadores. Nos últimos anos, por exemplo, tivemos a promulgação da Lei 10.999, de 2004, que revisou milhares de benefícios concedidos de fevereiro de 2004 em diante. O que ocorreu neste caso foram problemas de cálculo em reajustes anteriores.

Em 2012, foi a vez da revisão de cerca de um milhão de aposentadorias de trabalhadores brasileiros. Neste caso, foram consideradas as aposentadorias por invalidez que aconteceram entre os anos de 1999 e 2009. No mesmo período, o INSS refez análises sobre o cancelamento de benefícios de cerca de 2,3 milhões de brasileiros.

INSS revisão de beneficio

Pode-se perceber que os reajustes de benefícios não são assim tão incomuns. Entretanto, não é raro que muitos beneficiários deixem de receber estes reajustes, na maioria das vezes porque não sabiam possuir esse direito. Ou seja, se você é um beneficiário do INSS, recomenda-se a realização de uma consulta junto ao órgão para se informar melhor sobre a possibilidade de haver alguma revisão em seus benefícios.

Recomposição de renda

A recomposição de renda mensal é um dos tipos de revisões realizadas pelo INSS. Para saber se você tem direito a este ou outros benefícios previdenciários, basta realizar um simples processo: acesse o site da Previdência Social e, no formulário próprio para consulta de benefício, informe os dados solicitados, como nome, data de nascimento, CPF e número do benefício a ser pesquisado.

INSS recomposição da renda mensal

Se você é aposentado, o número do benefício aparece na documentação recebida do INSS quando a aposentadoria foi efetivada. Caso contrário, este número aparecerá em seu contracheque. Caso nenhuma destas opções resolva a dúvida, vá a um dos postos de atendimento da Previdência Social e apresente um documento de identidade.

Recebimento

Caso você tenha direito a uma revisão de benefício do INSS, é importante saber que os valores não são pagos imediatamente. Portanto, evite depender do reajuste para compor seu orçamento mensal. Os valores são, geralmente, pagos em diversas parcelas. Beneficiários que estão com mais de 70 anos têm prioridade para receber as revisões.

Outros fatores, como o tipo de benefício a ser recebido, também influenciam nos prazos de pagamento e no número de parcelas determinadas pelo INSS. A melhor maneira de se informar sobre como seu benefício será pago é através da Previdência Social. A consulta pode ser realizada no próprio site do órgão, no mesmo formulário preenchido no ato de solicitação da revisão. Se você ainda tem dúvidas, consulte um posto de atendimento da Previdência Social.

Revisão de beneficio para recomposição - INSS da renda mensal INSS - como funciona a revisão de beneficio para recomposição da renda mensal

Vídeo INSS revisão de beneficio para recomposição da renda mensal

Confira um vídeo sobre a revisão de benefícios do INSS

Pesquisar
Artigos Relacionados