INSS – recolhimento, recurso e tabela INSS

INSS – Recolhimento, recurso e tabela INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social é o que permite que os cidadãos tenham acesso aos benefícios da Previdência Social. Isso é um seguro concedido às pessoas que pagam uma determinada quantia para o Ministério da Previdência Social.

Os valores variam de acordo com a modalidade de trabalho do contribuinte. Se ele tem carteira assinada, já está automaticamente incluso. Se ele não tem, pode tornar-se um contribuinte individual. Mas se o cidadão ainda não tem salário definitivo, a contribuição é facultativa.

Recolhimento

Quando o trabalhador é funcionário de uma empresa, o valor que é recolhido para o INSS varia em relação ao salário. Pela tabela validade a partir de 2011, se o contribuinte ganha até R$1107,52, a alíquota de recolhimento é de 8%.
Se o funcionário ganha um pouco menos, isso varia. Tudo é calculado em cima do que a pessoa receber por mês. No caso do trabalhador ser autônomo ou se sua contribuição for facultativa, os valores são outros.

Conforme as informações do site da Previdência Social, onde o internauta pode obter mais informações sobre o imposto. É de 20% a alíquota para os filiados ao Regime Geral de Previdência Sócia.

Recurso e tabela

Quando a solicitação é negada ou quando há uma cobrança indevida, o contribuinte pode entrar com um recurso. Esse procedimento é feito para argumentar contra a decisão do INSS. Para tanto, deve ser provado porque a decisão foi incorreta.

A tabela é reformulada todos os anos. A tabela que vale agora foi reajustada para o mês de Julho de 2011 em diante. O INSS é um seguro que protege o trabalhador a longo prazo e é uma boa sugestão para quem quer ter uma vida tranqüila no futuro.

O INSS pode parecer um incômodo para os patrões e até mesmo para quem paga de modo facultativo. Mas é justamente o contrário! É a garantia de ter um futuro tranqüilo e uma aposentadoria segura para o funcionário e, para o patrão, é dar subsídios para que o empregado renda mais no trabalho. Aproveite os benefícios e invista em você!

GD Star Rating
loading...
INSS - recolhimento, recurso e tabela INSS, Nota: 1.5 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados