Inscrição Prouni 2009

links patrocinados

Inscrição Prouni 2009

Inscrição ProUni 2009

O Programa Universidade para Todos – ProUni é um projeto instituído no Brasil em 2004, que tem o objetivo de facilitar o ingresso de pessoas de baixa renda no Ensino Superior.

Para se candidatar a receber uma bolsa parcial ou integral em uma instituição particular para o primeiro semestre do ano que vem, o interessado deve fazer a sua Inscrição Prouni 2009.

Sobre as Inscrições Prouni 2009

Com milhares de bolsas ofertadas, a Inscrição ProUni 2009 já pode ser feita no site oficial do Programa. Serão 19 dias de acesso ao site, sendo o prazo para efetuar a inscrição do dia 24 de novembro ao dia 12 de dezembro.

Depois que a Inscrição ProUni 2009 ser feita, a lista classificatória será liberada diariamente, para o aluno saber se é elegível a sua bolsa. Caso queira mudar, o inscrito terá total liberdade para mexer no sistema e trocar a universidade e até o curso ao qual está se candidatando.

Bolsas Ofertadas

O que e Prouni

No mesmo período do ano de 2008, foram 106 mil bolsas ofertadas. No ano de 2009 mais de 156 mil bolsas estavam disponíveis, sendo 95.694 integrais e 60.306 parciais, 47% a mais que no ano anterior.

Nas Inscrições ProUni 2009, todos os estados do Brasil possuem universidades, faculdades ou centros universitários do setor privado oferecendo bolsas de estudos.

Os que mais oferecem bolsas são os estados de São Paulo, Paraná, Minas gerais, Bahia, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, com 40.201, 13.386, 9.829, 6.415, 5.402 e 5.076 bolsas integrais e parciais, respectivamente.

Requisitos Inscrição ProUni 2009

Para fazer a sua Inscrição ProUni 2009, todos os candidatos devem obrigatoriamente ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM de 2008. Poderão inscrever-se no programa o indivíduo cuja nota seja superior a 400 pontos e que não zeraram a redação.

Para que serve o Prouni

Para verificar se sua renda é elegível a Inscrição do ProUni 2009, o vestibulando deve pegar a renda total da sua família e dividir pelo número de pessoas.

Se o resultado per capita for de até um salário mínimo e meio, o candidato pode se inscrever para uma bolsa integral. Caso o resultado da conta seja acima de um salário mínimo e meio e menor que três salários mínimos, a pessoa pode se candidatar a uma bolsa parcial, que cobre 50% da mensalidade.

Documentação Matrícula

Depois que o resultado da Inscrição ProUni 2009 sair no dia 12 de dezembro, os candidatos já devem começar a juntar a documentação necessária para validar a bolsa integral ou parcial e fazer a sua matrícula na Instituição de Ensino.

Como fazer a Inscrição Prouni 2009

O candidato deve, primeiramente, levar todos os documentos originais que identifiquem os membros de sua família, por exemplo, os RGs.

É necessário ter os originais do comprovante de residência, comprovante de rendimento, comprovante de separação ou óbito de algum membro da família e comprovante de pensão alimentícia, se for caso.

Deve-se lavar também o histórico do Ensino Médio e, se condizer, um comprovante de deficiência. Mais informações e detalhes sobre a Inscrição ProUni 2009 e os documentos necessários podem ser encontradas no site oficial do Programa Universidade para Todos.

Prova do Prouni Resultado prouni

Pesquisar