Inscrição para o Prouni 2014

links patrocinados

Inscrição para o Prouni 2014

Inscrição para o Prouni 2014

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é fundamental ter pelo menos um curso de nível superior, e para isso o programa do governo Prouni (Programa Universidade para Todos) ajuda financeiramente o jovem a cursar uma instituição de nível superior.

Um pouco sobre o Prouni

Desde 2004, Programa Universidade para Todos, foi criado com o intuito de difundir bolsas de estudo tanto parciais, quanto integrais em cursos particulares de graduação no ensino superior, permitindo que qualquer pessoa tenha a oportunidade de cursar uma instituição de nível superior.
Usando como base de avaliação o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), dependendo da nota o candidato interessado poderá inscrever-se em qualquer curso ofertado pelas universidades e faculdades privadas, porém isso dependerá de uma avaliação de renda que será realizada após a seleção de nota no ENEM.

Prouni 2014

Como se inscrever para o Prouni 2014

Desde a primeira edição do Proni, o programa funciona sempre do mesmo jeito. Para inscrever-se para o Prouni 2014 o candidato deve realizar o ENEM 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio). E no período de janeiro de 2014, deverão ser abertas as inscrições para o Prouni 2014, após a abertura das inscrições o candidato que realizou o ENEM 2013 terá por cerca de 5 dias para realizar a sua inscrição no site do MEC, após isso o sistema do Prouni automaticamente recebe a sua nota do Enem 2013. Os documentos necessários para inscrição no Prouni são: Carteira de Identidade (do candidato e de seu grupo familiar), CPF (o candidato e de seu grupo familiar) e precisa declarar a renda de todo o grupo familiar que o candidato convive (caso o candidato seja classificado, deverá comprovar as informações da renda familiar).

Como acontece o processo de seleção do Prouni

O processo de seleção do Prouni ocorre em duas etapas, sendo elas, a primeira é de acordo com a classificação da nota do candidato no ENEM 2013 e a segunda etapa é uma avaliação de renda do candidato e dos documentos apresentados pelo candidato no ato da inscrição. A avaliação de renda vai depender da bolsa ofertada, caso seja a bolsa parcial (50%) a o candidato deve ter uma renda, para a comprovação de renda, entre um salário mínimo e meio e menor ou igual a três salários mínimos mensal por pessoa no grupo familiar. Para a bolsa integral (100%) o salário bruto mensal por pessoa do grupo familiar deve ser de até no máximo um salário e meio.

Inscrições Prouni 2014

Um pouco sobre o ENEM

O ENEM foi criado em 1998 como um programa de avaliação do ensino médio pelo Ministério da Educação, e hoje é um meio de acesso a diversas instituições de nível superior tanto que publicas como privadas. O ENEM é um exame em que são reunidas todas as matérias e disciplinas que são ensinadas aos estudantes do ensino médio. Com 180 questões e uma redação, onde que 90 questões são sobre as Ciências Humanas e as Ciências da Natureza e as outras são sobre Linguagens de Códigos e Matemática.

Prouni Programa Universidade para Todos

Pesquisar