Infecção urinária: Cistite – O que é, Por que ela acontece e os mais Tratamentos Indicados

links patrocinados

Infecção urinária: Cistite – O que é, Por que ela acontece e os mais Tratamentos Indicados

A infecção urinária é um problema muito comum, que se caracteriza por um processo inflamatório. Em geral ela acontece em resposta à invasão de micro-organismos no aparelho urinário.

Existem vários tipos de infecção urinária, mas aqui falaremos apenas das cistites, que ocorre quando o problema toma conta da bexiga. Este tipo de infecção é considerado um grau leve e quase todos os casos obtêm cura. Entenda quais são as causas desse problema e comece a tratar a infecção urinária de forma correta.

Cistite: por que ela acontece

A forma mais comum da infecção urinária são as cistites, que em sua maioria acontecem sem maiores complicações. Vale ressaltar que este tipo de infecção atinge principalmente as mulheres. Isso porque o tamanho reduzido e a localização da uretra das mulheres, facilita a invasão de micro-organismos e de bactérias causadoras desse tipo de infecção.

Infecção urinária Pielonefrites - O que é, Por que ela acontece e Tratamentos Indicados Infecção urinária

Os sintomas começam de forma súbita e são caracterizados por ardência e dores ao urinas, dor no baixo ventre, vontade de urinar frequentemente com eliminação de apenas um pequeno volume de urina e presença de sangramento ao acabar de urinar. A infecção urinária pode ser confirmada através de um exame de urina que analise o número de hemácias, de bactérias e de células responsáveis pelo processo de inflamação.

Infecção urinária: Cistite

Tratamento indicado

A cistite é facilmente tratada com a administração de antibióticos. Em geral, eles são usados por um curto período, variando de três a cinco dias, dependendo da gravidade da infecção urinária.

A infecção é curada em praticamente todos os casos, mas apesar disso, novas infecções podem acontecer, principalmente em mulheres depois da menopausa, já que elas estão mais suscetíveis à alterações nas estruturas urinárias e genitais.

Por isso, quando a mulher apresentar crises de cistites repetidas, será necessário procurar um médico urologista, já que será necessário administrar os medicamentos por um tempo mais prolongado. Além disso, é indispensável o acompanhamento deste paciente.

Infecção urinária: Tratamentos Indicados

Cuidados na gravidez

Caso você tenha uma infecção urinária durante a gravidez, tome alguns cuidados especiais. Isso é importante porque alguns medicamentos podem prejudicar a saúde do bebê.

Para evitar o risco de ter uma infecção urinária, uma boa dica é evitar prender a urina por tempo prolongado, tomar muito cuidado com a higiene pessoal, aumentar a ingestão de líquidos e evitar a constipação intestinal.

Infecção urinária: Cistite - O que é, Por que ela acontece e os mais Tratamentos Indicados - saiba mais

Confira mais

Vale ressaltar que nem sempre todos esses cuidados são totalmente eficazes para se prevenir da infecção urinária. Por isso, ao menor sinal de uma infecção, o ideal é fazer uma avaliação com um médico especializado no problema. Além disso, cada caso é um caso e somente um urologista poderá orientá-lo sobre o tratamento mais indicado para o seu tipo de problema.

Vale ressaltar ainda que não se deve em hipótese nenhuma, fazer uma automedicação. Isso porque além de prejudicar o tratamento adequado, a automedicação pode ajudar no retardamento do correto diagnóstico até mesmo em situações e quadros mais graves da doença.

Pesquisar
Artigos Relacionados