Importância dos Anticorpos

links patrocinados

Importância dos Anticorpos

Uma analogia bastante usada e também bastante íntegra é a de anticorpos com soldados, esta associação exprime de forma lúdica a principal função dos anticorpos no organismo humano, a de proteger. Os anticorpos são proteínas produzidas pelo sistema imunológico, sempre que este detecta algum agente estranho no corpo humano, os linfócitos (como também são chamados os anticorpos) atuam se dividindo em duas classes que desempenham papéis distintos, os Linfócitos CD8 e os Linfócitos B, estes têm a função de reconhecer o antígeno (corpo estranho) e mandar as informações decodificadas aos Linfócitos CD8 que tem a função de executar e eliminar estes elementos.

Importância dos Anticorpos – saiba mais

Importância dos Anticorpos O que são anticorpos

Sendo assim, a importância dos anticorpos é muito grande para a sobrevivência, pois os linfócitos são responsáveis tanto para cessar um resfriado, quanto para curar sérias infecções. Uma das particularidades mais fascinantes do sistema imunológico, é que este possui linfócitos diferenciados que funcionam como uma memória, portanto, existem doenças que não infectam a mesma pessoa duas vezes, como é o caso da varicela e da catapora.

Quantas gripes

Quantas Gripes Existe?

Se o nosso sistema imunológico é capaz de gravas os anticorpos específicos para cada tipo de doença, como é possível ficarmos gripados tantas vezes? Acredite cada gripe é única! Isso é decorrente da grande capacidade que o vírus da gripe tem de sofrer mutações, cada mutação “engana” o nosso organismo e faz com que os anticorpos acreditem que estes são novos vírus de uma nova patologia.
O vírus da gripe dura aproximadamente sete dias, se você ultrapassar esse número, significa que este vírus sofreu uma mutação e serão novos sete dias de combate. Não confunda gripe com resfriado, os sintomas para ambos são bastante semelhantes, porém, a gripe é mais ofensiva ao corpo e sempre virá acompanhada de febre.

Saiba qual a Importância dos Anticorpos

Como Melhorar o Sistema Imunológico?

Se você acredita que pega doenças, como gripe, dores de garganta, infecções urinárias, entre outras, com uma frequência alta, procure adotar medidas e costumes que melhores o desempenho do seu sistema imunológico, dentre as atitudes que surtem maiores efeitos, a de beber bastante líquido durante o dia é uma das principais. Existem sinais que demostram uma baixa no sistema imunológico, como verrugas (principalmente nas mãos e nos pés) e herpes nos lábios.

Conheça a Importância dos Anticorpos

Diferença entre Soro e Vacina

Os soros e as vacinas são bastante conhecidos no tratamento de certas doenças e infecções específicas, porém, muitas pessoas se perguntam qual é a diferença entre estes, visto que ambos são feitos através do antígeno. Os soros são utilizados em ocasiões específicas, onde há a necessidade de tomar uma providência com muita urgência, a composição destes é puramente feita com anticorpos, estes anticorpos são criados em laboratórios com uma finalidade específica, estes anticorpos não possuem o sistema de memória, sendo assim, caso a pessoa tenha injetado o soro para picada de cobra e ela for picada mais uma vez, esta deverá injetar novamente o soro.
As vacinas funcionam de forma contrária, elas criam uma memória para prováveis doenças que possam futuramente infectar esta pessoa, sendo assim, elas agem como forma de precaução. As vacinas são nada mais, do que a própria patologia só que de forma bastante reduzida, quando os anticorpos notam estes agentes estranhos, eles criam uma memória para esta doença, sendo assim, estes não pegarão a afecção em questão.

Pesquisar
Artigos Relacionados