Impactos Ambientais

Impactos Ambientais

Impactos Ambientais

Impactos ambientais São todas as alterações feitas no meio ambiente ou em parte dele por meio de alguma atividade humana.

Essas formas de atuações podem ser positivas, negativas, diretas, indiretas, grandes ou pequenas, mas sempre devem ser avaliadas, pois toda forma de mudança no ambiente pode trazer consequências das mais variadas para os seres vivos que habitam o local ou até os que não vivem, mas de alguma forma são influenciados por ele, já que o mundo está todo interligado.

É muito importante o estudo e a análise dos fatores que levam aos impactos ambientais, para que ações possam ser desenvolvidas com objetivo de manter a qualidade dos meio ambientes.

Atividades que causam impactos ambientais

Praticamente todas as atividades da vida moderna causam impactos ambientais e geralmente para o lado negativo. Fomos educados dessa maneira e tudo que precisamos tem influência de alguma maneira no meio ambiente.

O que sao Impactos Ambientais

Entre as atividades que mais causam impacto no meio ambiental destacam-se: a construção de rodovias, ferrovias, terminais de portos aquáticos ou seco, aeroportos, instalação de gasodutos, oleodutos, linhas de transmissão de energia elétricas, obras de caráter hidráulicos, extração de combustível fóssil e fontes de minério, aterros sanitários, usinas hidrelétricas, elétricas, nucleares, exploração da madeira ou de terras para lavouras, crescimento das cidades, enfim, a lista é gigantesca e envolve todos os ramos de atividade.

Principais tipos de impacto ambientais

Meio Ambiente

Com o passar dos séculos, as atividades foram se desenvolvendo e cada vez mais impactando o ambiente. Hoje em dia os impactos ambientar mais comuns estão ligados ao uso intenso da terra e à mudanças na atmosfera.

Entre esses problemas vale a pena destacar: o desmatamento das florestas, que levam à destruição de várias espécies de plantas, animais e até povos; poluição com agrotóxico, que envenenam o meio ambiente e os seres vivos que nem vivem; erosão, que empobrece muito o que o solo levou milhares de anos para construir; efeito estufa, que aumente gradativamente a temperatura na Terra; destruição da camada de ozônio, que diminui a resistência natural do nosso planeta; ilhas de calor, que causam picos de temperaturas nos principais centros urbanos das grandes cidades; chuva ácida, que alteram a composição química da água e do solo por onde caem e muitos outros.

Como minimizar os impactos ambientais

atividades que causam Impactos Ambientais

Para mudar o peso com que nossas ações impactam no meio ambiente, é preciso mudar os nossos costumes. Isso não é algo fácil a se fazer, lógico, mas pequenas ações já fazem uma grande diferença se todos derem o primeiro passo. É preciso criar um cultura de sustentabilidade com ações sustentáveis que diminuem os impactos ambientais.

Evitar o desperdício da água, jogar o lixo nas lixeiras, evitar o uso de produtos descartáveis e caso isso não seja possível separar os matérias recicláveis dos não recicláveis. Economizar energia, já que todo o impacto causado pelas usinas não vão simplesmente para nada e ninguém. Consumir produtos que possuam práticas de menor impacto ambiental, já que muitos deles possuem um selo que confirmam o processo menos danoso pelo qual passou.

Principais tipos de Impactos Ambientais Como minizsr os Impactos Ambientais

GD Star Rating
loading...
Impactos Ambientais, Nota: 3.5 de 5 com 11 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados