Impacto Ambiental
Impacto ambiental pode ser definido com uma mudança no meio ambienta, alterada por meio de uma ação ou atividade do homem. Como as pessoas buscam, cada vez mais, o desenvolvimento e a tecnologia, faz com que a natureza seja esquecida. Com isso, o planeta luta por uma conscientização geral da população, para que esses comportamentos sejam realizados de forma mais ecológica, diminuindo o tamanho desses impactos ambientais.
Os problemas mais graves do século XXI têm sido a escassez de água, que é gerado por causa da desigualdade social, e o uso abusivo da mesma, sem consciência do desperdiço.
A indústria e o impacto ambiental
As indústrias são as maiores causadoras de impacto ambiental do mundo, onde causa um grande desequilíbrio no ecossistema, eliminando resíduos. Na água, que é uma alternativa para descartar excrementos, acaba poluindo toda a fonte de abastecimento. Na atmosfera, que é eliminado todo resíduo que esteja no estado gasoso. Há também as áreas isoladas, como os aterros sanitários.
Os resíduos podem ser classificados como: resíduos tóxicos (cianetos, cromo, chumbo etc), que são os mais ameaçadores e podem até matar, provoca várias reações danosas ao corpo humano, resíduos minerais (metalúrgicas, mineradoras, empresas de petróleo etc), que alteram as condições físicas, químicas e biológicas da natureza, resíduos orgânicos (esgotos, frigoríficos etc), que são os dejetos orgânicos que entram em decomposição no meio ambiente, resíduos mistos (lavanderias, indústrias têxteis etc) e resíduos atômicos, com poluentes perigosos.
Tipos de impacto ambiental
São diversos os tipos de impactos ambiental causados no meio ambiente. A diminuição da biodiversidade é causada pela destruição e redução do número de ambientes naturais, ingresso de novas espécies consideradas invasoras, grande número de explorações de animais e vegetais, entre outros motivos.
A erosão é o desgaste do solo e das rochas, causada pela água, chuva ou vento. A inversão térmica, mais comum nas locais industrializados, é um fenômeno que ocorre quando o ar frio sofre um impedimento de circulação junto ao ar quente, modificando a temperatura ambiente.
Outros impactos
Outros impactos ambientais são: destruição da camada de ozônio, efeito estufa, mudança repentina do clima, chuvas ácidas, ilha de calor, entre muitos outros.
Como opções para a redução desses impactos ambientais, estão o reflorestamento de grande parte das áreas devastadas, desenvolvimento e uso de produtos sustentáveis, consciência de recursos naturais e a não poluição da água. Leis devem ser criadas e vigoradas para garantir que essas alternativas sejam exploradas.
Organizações de proteção ao meio ambiente
Greenpeace é uma organização que trabalha em todo o planeta, em busca de defesa do meio ambiental, assim como o incentivo das pessoas em relação aos impactos ambientais. A organização conta com a colaboração de mais de três milhões de pessoas.
Projeto Tamar é uma entidade que tem como objetivo a proteção das tartarugas marinhas de todo o Brasil. Conta com aproximadamente 1200 colaboradores. Dentro dele, existe a campanha “Adote uma Tartaruga”, criado para ajudar na conservação das tartarugas.
Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) é o responsável pela política nacional do meio ambiente de todo o país, além de cuidar e proteger a biodiversidade de seus impactos ambientais.