Impacto Ambiental

Impacto Ambiental

Impacto Ambiental

Impacto ambiental pode ser definido com uma mudança no meio ambienta, alterada por meio de uma ação ou atividade do homem. Como as pessoas buscam, cada vez mais, o desenvolvimento e a tecnologia, faz com que a natureza seja esquecida. Com isso, o planeta luta por uma conscientização geral da população, para que esses comportamentos sejam realizados de forma mais ecológica, diminuindo o tamanho desses impactos ambientais.

Os problemas mais graves do século XXI têm sido a escassez de água, que é gerado por causa da desigualdade social, e o uso abusivo da mesma, sem consciência do desperdiço.

A indústria e o impacto ambiental

As indústrias são as maiores causadoras de impacto ambiental do mundo, onde causa um grande desequilíbrio no ecossistema, eliminando resíduos. Na água, que é uma alternativa para descartar excrementos, acaba poluindo toda a fonte de abastecimento. Na atmosfera, que é eliminado todo resíduo que esteja no estado gasoso. Há também as áreas isoladas, como os aterros sanitários.

Os resíduos podem ser classificados como: resíduos tóxicos (cianetos, cromo, chumbo etc), que são os mais ameaçadores e podem até matar, provoca várias reações danosas ao corpo humano, resíduos minerais (metalúrgicas, mineradoras, empresas de petróleo etc), que alteram as condições físicas, químicas e biológicas da natureza, resíduos orgânicos (esgotos, frigoríficos etc), que são os dejetos orgânicos que entram em decomposição no meio ambiente, resíduos mistos (lavanderias, indústrias têxteis etc) e resíduos atômicos, com poluentes perigosos.

Tipos de impacto ambiental

Tipos de Impacto Ambiental

São diversos os tipos de impactos ambiental causados no meio ambiente. A diminuição da biodiversidade é causada pela destruição e redução do número de ambientes naturais, ingresso de novas espécies consideradas invasoras, grande número de explorações de animais e vegetais, entre outros motivos.

A erosão é o desgaste do solo e das rochas, causada pela água, chuva ou vento. A inversão térmica, mais comum nas locais industrializados, é um fenômeno que ocorre quando o ar frio sofre um impedimento de circulação junto ao ar quente, modificando a temperatura ambiente.

Outros impactos

Meio Ambiente

Outros impactos ambientais são: destruição da camada de ozônio, efeito estufa, mudança repentina do clima, chuvas ácidas, ilha de calor, entre muitos outros.

Como opções para a redução desses impactos ambientais, estão o reflorestamento de grande parte das áreas devastadas, desenvolvimento e uso de produtos sustentáveis, consciência de recursos naturais e a não poluição da água. Leis devem ser criadas e vigoradas para garantir que essas alternativas sejam exploradas.

Organizações de proteção ao meio ambiente

Cuidar do meio ambiente

Greenpeace é uma organização que trabalha em todo o planeta, em busca de defesa do meio ambiental, assim como o incentivo das pessoas em relação aos impactos ambientais. A organização conta com a colaboração de mais de três milhões de pessoas.

Projeto Tamar é uma entidade que tem como objetivo a proteção das tartarugas marinhas de todo o Brasil. Conta com aproximadamente 1200 colaboradores. Dentro dele, existe a campanha “Adote uma Tartaruga”, criado para ajudar na conservação das tartarugas.

Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) é o responsável pela política nacional do meio ambiente de todo o país, além de cuidar e proteger a biodiversidade de seus impactos ambientais.

Industria Impacto Ambiental Preservacao do meio ambiente

GD Star Rating
loading...
Impacto Ambiental, Nota: 3.0 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados