Iemanja oferendas

links patrocinados

Iemanja oferendas

Iemanja oferendas

Iemanjá é um dos orixás mais cultuados do Brasil. Na mitologia iorubá, trazida até nós pelos escravos africanos, os orixás são divindades responsáveis por guardar os elementos da natureza. Nesta cultura, Iemanjá é um orixá feminino, mãe de muitos outros orixás e responsável pelos mares.

A popularidade e a fé em Iemanjá fez com que a orixá superasse as barreiras entre diferentes religiões. No Brasil, mesmo quem não é adepto das religiões afro-brasileiras costuma acreditar e fazer oferendas à divindade do mar.

Comemorações

Diversas homenagens a Iemanjá acontecem em todo o Brasil em datas específicas. No Rio de Janeiro, por exemplo, a divindade é lembrada na virada do ano, quando milhares de pessoas vão ao mar para depositar suas oferendas e pedir por um bom ano. Um dos momentos mais tradicionais do evento, além das oferendas, acontece quando os fiéis pulam sete ondas.

Em Salvador, capital baiana, a festa que hmenageia Iemanjá acontece no início de fevereiro. Os fiéis, vestidos com roupas brancas, vão em procissão até a nascente do Rio Vermelho, onde está localizado o templo-mor, e oferecem objetos variados como comida, espelhos e bijuterias.

As homenagens a Iemanjá acontecem também em diversos outros lugares. Embora não seja muito comum, Iemanjá pode ser chamada também de Janaína. Este nome foi utilizado durante o período da escravidão, pois alguns senhores de escravos proibiam o culto a Iemanjá em seus domínios.

O que é oferecido

As oferendas podem ser as mais variadas, mas algumas delas são mais comuns do que outras. A maneira mais comum de se fazer as oferendas é colocá-las em barcos artesanais que são depositados no mar. Algumas pessoas acreditam que, se a oferenda voltar, é porque Iemanjá não aceitou o presente. Por isso, é comum que os barquinhos sejam soltos em alto-mar. Esta crença não é compartilhada por todos os devotos de Iemanjá.

No barquinho são geralmente colocados alimentos, velas, flores, champagne, além de fitas de diversos tamanhos e cores. Em alguns locais do Brasil também são entoados cânticos em homenagem a Iemanjá durante o ato da oferenda.

Pacotes de viagens para Arraial D’Ajuda BA Bahia 2013

Pacotes de viagens para Arraial D’Ajuda BA Bahia 2013

Está sem planos para a sua viagem em 2013? Então, que tal conhecer as belas praias de Arraial D’Ajuda, na Bahia. Um lugar lindo com ótima estrutura para dar conforto aos turistas que procuram a região.

Se você ainda não comprou o seu pacote de viagens para 2013, procure a sua agência de turismo e pesquise as opções disponíveis para esse local maravilhoso. Com certeza você não irá se arrepender.

O local que era pouco conhecido aos poucos foi caindo no gosto dos turistas que se encantaram com as maravilhas na natureza que presenteou Arraial D’Ajuda, na Bahia. Você não pode deixar de conhecer

Praias dos Pescadores e do Araçaípe

A Praia do Araçaípe é conhecida por ter uma linda orla formada por recifes de corais que embelezam o local, a grande quantidade de conchas do local também chama a atenção dos turistas.

Outro atrativo é quando a maré baixa e lindas piscinas naturais se formam, convidando para um mergulho tranquilo e calmo, com águas de temperatura morna e quase transparentes.

Para se chegar a Praia do Araçaípe será necessário passar pela Praia dos Pescadores um lugar superinteressante, singelo e simples, como uma aldeia mesmo. Você vai encontrar vários barcos e muita tranquilidade.

Praia do Mucugê

A Praia do Mucugê também é um importante atrativo turístico com ótima infraestrutura para receber os visitantes, com opções de parques aquáticos que agradam bastante também.

A faixa de areia e bastante extensa convida para uma gostosa caminhada beira mar, muitas piscinas naturais se formam na região que tem águas muito calmas e claras, além da temperatura sempre agradável.

Rio da Barra

Na divida com Trancoso você vai encontrar o Rio da Barra, do lado direito está localizado um manguezal rico em diversos tipos de espécies. Mas antes de chegar a barra o Rio forma uma enseada com águas muito calmas que convidam para um delicioso banho.

Do outro lado você vai encontrar falésias que deixam a paisagem ainda mais bonita. A Praia é plana e tem muito coqueirais. Toda a região de Arraial D’Ajuda encanta os turistas pela beleza natural que tem.

Fotos

Pacotes de viagens para Arraial D’Ajuda BA Bahia 2013Pacotes de viagens para Arraial D’Ajuda BA Bahia 2013

Pacotes de viagens para Arraial D’Ajuda BA Bahia 2013Pacotes de viagens para Arraial D’Ajuda BA Bahia 2013

Pacotes de viagens para Arraial D’Ajuda BA Bahia 2013Pacotes de viagens para Arraial D’Ajuda BA Bahia 2013

Pesquisar
Artigos Relacionados