Idoso de 86 anos passa no Enem e vai cursar matemática

Idoso de 86 anos passa no Enem e vai cursar matemática

Uma exemplo de determinação e persistência. No Mato Grosso do Sul, o aposentado Bartolomeu Queiroz, de 86 anos, começou a cursar Matemática em uma das instituições mais respeitadas do estado: a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

As aulas de seu Bartolomeu começaram na semana passada, no campus da cidade de Aquidauana, a 143 quilômetros da capital Campo Grande. Antes de voltar a estudar, teve uma vida sofrida e precisava trabalhar duro para sustentar a família, e isso o impedia de conciliar o emprego com os estudos.

O aposentado conta que essas dificuldades o fizeram abandonar os estudos cinco vezes durante a vida, mas que agora pretende se esforçar para realizar seu sonho. Antigamente Queiroz era carpinteiro, pedreiro, mestre de obras e motorista de caminhão.

Trajetória

A trajetória de seu Bartolomeu Queiroz para chegar até a universidade começou quando ele retomou os estudos, concluindo o Ensino Médio no Enseja (Ensino de Jovens e Adultos) na sua cidade natal, que é Anastácio, e fica ao lado de Aquidauana. Depois disso o aposentado prestou o Enem e foi aprovado. Segundo ele, o curso escolhido foi matemática por causa da facilidade que tem com os números.

Bartolomeu Queiroz tem 12 filhos, e ele conta que, apesar de seu pouco estudo, ele era um pai que sempre os incentivou a estudar – tanto que dez deles já tem um diploma de graduação. Agora, o aposentado afirma que quer ter a mesma dedicação que exigiu dos filhos.

Além de ser exemplo para os filhos, Queiroz também é inspiração para muitos de seus colegas de classe (bem) mais novos, pela sua determinação que é reconhecida por muitos. Os professores do aposentado, no entanto, dizem ter um desafio e tanto pela frente, mas garantem que conseguirão uma vitória com Bartolomeu.

Enem

Assim como muitos estudantes de todo o brasil, Bartolomeu Queiroz ingressou em um curso universitário porque foi aprovado no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Este exame vale como processo seletivo único ou como primeira fase para o ingresso em todas as universidades federais do Brasil, como é o caso da UFMS.

Todo mundo que está cursando ou que concluiu o Ensino Médio pode fazer a rpova, seja somente para se auto abvaliar ou para se candidatar a uma vaga em universidade que o aceita como critério de seleção. O Enem deste ano está marcado para o mês de novembro.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados