IDH – índice de desenvolvimento humano

links patrocinados

IDH- índice de desenvolvimento humano

IDH- índice de desenvolvimento humano

IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, é uma medida que serve para verificar o grau de cada país com relação ao desenvolvimento humano. Este índice foi desenvolvido no ano de 1990, pelos economistas Amartya Sem e Mahbub ul Haq. A partir do ano de 1993, o a Organização das Nações Unidas vêm utilizando esta medida para seu Programa de Desenvolvimento em que contém um relatório anual.

Amartya Sen

Amartya Sen nasceu no dia 3 de novembro de 1933 no país da Índia. No ano de 1998, o economista foi congratulado com o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, pela sua teoria da decisão social. Entretanto, sua maior contribuição está na elaboração da medida chamada IDH, Índice de Desenvolvimento Humano.

Muhbub ul Haq

Muhbub ul Haq é um renomado economista do Paquistão. Ele, juntamente com o indiano Amartya Sem, foi responsável pelo desenvolvimento da Teoria do Desenvolvimento Humano. Posteriormente ele elaborou o Relatório de Desenvolvimento Humano para a Organização das Nações Unidas.

Critérios para a avaliação do Índice de Desenvolvimento Humano

Depois do ano de 2010, os critérios para avaliação do Índice de Desenvolvimento Humano são os seguintes: Uma vida longa e saudável, que lhe atribui o termo Expectativa de vida quando um humano nasce; o acesso ao conhecimento, que é feito através de pesquisas para determinar os anos médios de estudo que o indivíduo tem em um determinado local, ou Anos .
Esperados de Escolaridade; e por último um padrão de vida descente, do qual é calculado através do PIB (Produto Interno Bruto) per capita.

O país no mundo que contém o maior Índice de Desenvolvimento Humano do mundo atualmente é a Noruega, com 0,943 pontos relativos ao ano de 2011. Em segundo lugar aparece a Austrália, com 0,929 pontos. Em seguida vem os Países Baixos, Estados Unidos da
América e Nova Zelândia.

Na sexta posição está o Canadá, sétima a Irlanda, oitava Liechtenstein, nona a Alemanha e completando os dez primeiros temos a Suécia. O Brasil aparece apenas em 84º com 0,718 pontos, sendo que subiu 0,003 pontos com relação à última pesquisa.

IDH dos estados brasileiros

O Índice de Desenvolvimento Humano, conhecido pela sigla IDH, é o principal indicador global de estatísticas sobre as condições sociais de um país, estado ou cidade. A ideia de se criar este índice surgiu no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, ou PNUD, órgão da ONU que tem, dentre suas atribuições, combater a pobreza no mundo.

O que é avaliado

O cálculo do IDH leva em conta elementos como expectativa de vida, PIB per capita, situação do ensino e diversos outros. O índice é utilizado desde 1993, e sua metodologia completa é um pouco complicada para leigos. Entretanto, os resultados são extremamente satisfatórios, dando um bom panorama das condições dos locais analisados.

Importância

O que torna o IDH tão importante é que este índice desfez o mito de que desenvolvimento econômico é sinônimo de boa condição social. Antes do IDH, a renda per capita e o PIB eram os principais indicadores da situação de uma região.

Embora seja difícil calcular o IDH, o resultado é extremamente simples de ser comprendido. Há uma escala que vai de 0 a 1, construída de maneira crescente. Ou seja, quanto mais alto o número, melhor as condições de bem-estar do local.

IDH no Brasil

O IDH brasileiro está, atualmente, em 0,718. Este não é um valor muito alto, e coloca nosso país na 84º posição do ranking mundial. Mesmo na América Latina o Brasil está mal colocado, ficando com a 20º posição, atrás de países como Panamá, Bahamas e Cuba.

Entretanto, sabemos como o Brasil é um país de contrastes. Temos estados que podem ser comparados, em IDH, a países como México, Rússia e Hungria. Outros se equiparam ao Gabão e ao Egito, apresentando valores bem menores. O Distrito Federal possui o maior IDH brasileiro, com um valor de 0,874. Na sequência temos Santa Catarina (0,840), São Paulo (0,833) e Rio de Janeiro (0,832).

Na parte de baixo da lista estão Piauí (0,703), Maranhão (0,683) e Alagoas (0,677). A cidade brasileira com maior IDH é São Caetano do Sul, no interior paulista, com 0,919. A lista completa do IDH dos estados brasileiros pode ser encontrada no site do PNUD, em português.

Pesquisar
Artigos Relacionados