IBGE Cidades

links patrocinados

IBGE Cidades

IBGE Cidades

Sobre o IBGE Cidades

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, também conhecido pela sigla IBGE, é um órgão responsável pela elaboração de diversos estudos e pesquisas que ajudam a traçar a situação sócio-econômica dos brasileiros.

Entre as pesquisas realizadas pelo instituto está o Censo IBGE, que calcula o número de habitantes de cada cidade e que também faz um panorama da vida naquela cidade.

Para obter informações específicas de cada uma das cidades brasileiras, o usuário pode acessar um espaço voltado para esse tipo de consulta no site do IBGE na internet.

Para realizar a consulta, é só digitar o nome da cidade desejada no campo destinado a busca. Em seguida, é só consultar as informações desejadas, como a previsão do tempo para o local escolhido, área territorial em quilômetros quadrados e o histórico do município.

O usuário também pode acessar as primeiras informações disponíveis referentes ao Censo 2010, como o número de homens e mulheres que habitam o município, total da população urbana e rural da cidade, número de domicílios, entre diversos outros.

Gabarito IBGE 2010

Gabarito IBGE 2010

Sobre o Gabarito IBGE 2010

2010 é ano de censo populacional. Por isso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, abriu concurso público para os cargos de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas e para Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas. Veja detalhes da prova e quando deve sair o gabarito.

O IBGE é o órgão responsável por analisar e fazer estatísticas dos diversos assuntos referentes à população brasileira. Em anos de recenseamento, a entidade precisa contratar mais profissionais, para que a meta seja cumprida.

Várias foram as vagas abertas em 2009, mas um concurso público será realizado somente em 2010. No caso do cargo de Analista estão sendo oferecidas 278 vagas e para Tecnologista são mais 72.

A grande vantagem desse concurso é o salário. A remuneração varia de R$5.909,63 a R$7.409,29.

Gabarito IBGE 2010

Este concurso contém provas objetiva, discursiva, prática, de programação visual e análise de títulos. A primeira prova acontece no dia 10 de janeiro de 2010. O gabarito desta prova será divulgado no site do IBGE ou da Cesgranrio (organizadora do concurso) até o dia seguinte.

O mesmo acontecerá com as outras etapas. O resultado final do concurso sem chance para recurso sai até o dia 22 de fevereiro.

IBGE População

IBGE População

Sobre o IBGE População

O Censo Demográfico realizado em 2010 pelo Instituto brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicou que a população brasileira é formada por mais de 190 milhões de pessoas, quase 21 milhões a mais do que registrado no último Censo, que foi feito em 2000. Em relação a 2000, o crescimento foi de 12,3%. O crescimento foi abaixo do observado na década anterior. Entre 1991 e 2000, o crescimento chegou a 15,6%.

Em 2010, o Censo Demográfico contou com o trabalho de 230 mil pessoas, sendo 191 recenseadores. Entre coleta e supervisão de dados, foram cerca de quatro meses de trabalhos. A data de referência do censo é 1º de agosto.

Perfil

Os resultados do Censo mostram que a população brasileira está mais urbanizada. No ano de 2000, a população que vivia em cidades correspondia a 81% do total, enquanto em 2010, essa proporção subiu para 84%.

Os dados mostram também que existem mais mulheres que homens no Brasil. Para cada 100 mulheres, são 95,9 homens, totalizando 3,9 milhões de mulheres a mais. Em 2000, essa proporção era de 96,9 homens para cada 100 mulheres.

Distribuição geográfica

A distribuição da população pelo território nacional ainda é bastante irregular. A região Sudeste é a mais populosa, com mais de 80 milhões de habitantes, que representam 42,1% do total, ainda que o percentual de 2000 tenha sido maior, 42,8%.

O Nordeste, que tinha 28,2% da população em 2000, passou para o percentual de 27,8% em 2010. A outra região que perdeu participação foi o Sul, que de 14,8% passou para 14,4%. Norte e Centro-Oeste, por sua vez, tiveram os percentuais aumentados. A região Norte subiu de 7,6% para 8,3%, enquanto o Centro-Oeste passou de 6,9% para 7,4%.

Entre as unidades da federação, Roraima é o estado menos populoso, com 451 mil habitantes, enquanto São Paulo segue sendo o mais populoso, com mais de 41 milhões de pessoas. No ranking dos municípios mais populosos, Brasília passou da sexta posição para a quarta, Manaus da nona para a sétima, enquanto Belo Horizonte caiu da quarta para sexta, Curitiba da sétima para a oitava e Recife da oitava para a nona.

Pesquisar
Artigos Relacionados