HSBC Belas Artes Cinema
Inaugurado em 1943, inicialmente como Cine Ritz, o Cine Belas Artes recebe este nome após algumas reformas estruturais, as quais o tornam o primeiro multiplex da cidade de São Paulo. Além disso, a criação de mais seis salas que levavam o nome de artistas brasileiros, cada qual com sua especialidade, fizeram do glamoroso local um ponto de referencia das artes.
História HSBC Belas Artes Cinema
No ano de 1982, o Cine Belas Artes sofre um incêndio e fica parcialmente destruído, mas logo passa por uma reforma. Apesar de toda a estrutura, em 2002, o cinema entra em crise e chega a anunciar seu fechamento. Logo após ganha novos proprietários, André Sturm, e Fernando Meirelles, ou melhor, a produtora O2.
Mas, foi somente no final de 2003 que o banco HSBC passa a patrociná-lo e decide efetuar no local mais uma grande reforma. A partir daí, o cinema passa definitivamente a se chamar HSBC Belas Artes, tornando-se um ícone e uma referencia nacional.
HSBC Belas Artes Cinema: uma doce lembrança!
Após sua inauguração como HSBC Belas Artes, o cinema trouxe ao seu público lançamentos diversos, clássicos, reapresentações e inaugurou o “noitão”, uma apresentação mensal de três filmes com início a meia noite. A iniciativa chegou a atrair mais de mil pessoas em uma única apresentação.
O HSBC Belas Artes tornou-se referência por conseguir atrair grandes públicos, mesmo em apresentações de filmes não comerciais ou antigos. Muitos destes ficaram em cartaz por vários anos e, mesmo assim, tinham público fiel.
Localizado entre a Av. Paulista e a Rua Consolação, o HSBC Belas Artes era um dos últimos grandes cinemas de rua existentes na cidade. Além disso, tinha preços acessíveis o que facilitava também a popularização da arte, já que seus preços variavam de R$ 8,00 a R$ 18,00, fora os descontos especiais dados a professores, estudantes, idosos e funcionários.
O funcionamento do HSBC Belas Artes era a partir das 14h, mas as seções somente tinham inicio as 19h30.
O fim do HSBC Belas Artes
Infelizmente, por diversos motivos, em meados de 2010 foi anunciado o fechamento do HSBC Belas Artes. Considerada uma das maiores perdas atuais, o possível fechamento fez com que estudantes, professores, clientes e artistas se manifestassem contra, com passeatas, campanhas, abaixo-assinado virtual, entre outros.
Após anos de parceria, no dia 31 de março de 2010, o HSBC Belas Artes perde o patrocínio do banco e então passa novamente a se chamar Cine Belas Artes. Seu proprietário começa novamente uma busca por um novo patrocinador ou sócio, mas, segundo informações, não houve um acordo para o fechamento do contrato com o dono do imóvel que solicitou um valor muito acima do mercado para a nova locação o que acabou desencadeando o fim do cinema em janeiro de 2011.
Mais um patrimônio cultural da cidade de São Paulo perdeu seu espaço e deixou de existir. Mas, o HSBC Belas Artes jamais deixará de existir no coração e na história das pessoas que por ali passaram e puderam ali viver momentos únicos.
Fotos
Confira Fotos sobre HSBC Belas Artes Cinema: