Hora do planeta WWF

links patrocinados

Hora do planeta WWF

Ficar uma hora sem utilizar nenhuma fonte de energia elétrica pode parecer não ajudar muito, mas imagina se milhares de pessoas fazerem isso? A Hora do planeta WWF é uma iniciativa que funciona basicamente como um protesto contra o aquecimento global. Confira mais sobre o assunto.

A história da WWF e do ato da Hora do Planeta

Hora do planeta WWF Hora do planeta

WWF é uma ONG (Organização Não Governamental) cujo significado de suas siglas em português pode ser traduzido para Fundo Mundial para a Natureza. Focada na proteção no meio ambiente e do mundo no geral com diversas ações, como a Hora do planeta WWF, a mesma foi fundada na Suíça na década de 60 e hoje se espalha por todo o planeta.

A rede mundial chegou ao Brasil somente em meados da década de 90 e atualmente é bastante forte no país. Um dos atos que a organização realiza todos os anos é a Hora do planeta WWF, uma iniciativa que começou no ano de 2007 para chamar a atenção das autoridades e da população sobre os problemas causados pelo aquecimento global.

Confira Hora do planeta WWF

Hora do planeta WWF: como funciona o ato

Em seu 7° ano vigente no Brasil, a Hora do planeta WWF já aconteceu uma vez no ano de 2014, mas outros atos são esperados pelas pessoas ao longo do período. O que acontece durante esses 60 minutos é que as pessoas que se solidarizem com o projeto devem ficar 1 hora sem utilizar nenhuma fonte de energia, no dia marcado com antecedência para o protesto coletivo.

Isso significa que não se deve acender as luzes, assistir TV, ligar o computador, escutar rádio, carregar o celular, deixar o ventilador ligado, manter as tomadas plugadas ou ligar qualquer aparelho que some na conta de luz. A Hora do planeta WWF visa mobilizar toda a sociedade a ficar às escuras, sendo que até mesmo patrimônios históricos e importantes pontos turísticos aderem a esse projeto algumas vezes. Um exemplo é a Torre Eiffel, na França.

Conheça Hora do planeta WWF

Apoio recebido pelo projeto A Hora do Planeta

Além do apoio de alguns governos e cidades, o Hora do planeta WWF também possui a contribuição de algumas empresas que algumas vezes participam ou já participaram do acontecimento. Entre eles estão o Wal-Mart, o Banco Itaú, a empresa de fast-food McDonalds e a multinacional espanhola Mapfre.

Estas companhias fizeram parte do protesto diminuindo a iluminação acesa, por exemplo, ou até mesmo apagando prédios inteiros nessa hora estipulada pela WWF, mesmo no meio de seu expediente. Foi estimado que no ano de 2010, cerca de 1 bilhão de pessoas participaram da Hora do planeta WWF em todo o mundo, o que é um bom número para a organização.

Hora do planeta WWF - saiba mais

Próxima data do Hora do planeta WWF

Organizada pela fundação, o Hora do planeta WWF ainda não tem ainda outra data marcada para ocorrer, mas é certeza de que outro ato vai ser marcado pela ONG. No site oficial da WWF é possível encontrar mais informações sobre o projeto, além de outras realizações da organização sueca.

Pesquisar
Artigos Relacionados