História da Festa Junina no Brasil

links patrocinados

História da Festa Junina no Brasil

De uma cultura não aprovada pela Igreja a uma das mais importantes festas de celebração de santos católicos, essa é a origem da festa junina. Mas como ela se tornou o que é hoje? Para conferir sobre esse assunto, confira mais informações sobre a História da Festa Junina no Brasil e o significado de seus símbolos usados até hoje.

A origem da festa junina no mundo é pagã

A festa junina é na verdade uma comemoração que tem as suas origens relacionadas ao catolicismo e ao mesmo tempo ao misticismo. O evento é conhecido principalmente por celebrar São João, sendo o seu dia o mais importante para a comemoração, mas a História da Festa Junina no Brasil também possui ligação com outros santos da igreja.

História da Festa Junina no Brasil Festa Junina no Brasil

Na realidade, a História da Festa Junina no Brasil é basicamente considerada como uma festa pagã para a Igreja Católica, assim como ocorre também em países da Europa, inclusive nações nórdicas. A fogueira, por exemplo, é uma tradição que vem de povos que cultuavam o solstício de verão durante a Idade Média, também chamada de Idade das Trevas.

Conheça a História da Festa Junina no Brasil

História da Festa Junina no Brasil: o significado dos balões e fogos

Os principais santos cultuados durante a História da Festa Junina no Brasil são São João (como referência à João Batista, o homem que batizou Jesus Cristo) Santo Antônio e São Pedro. Alguns dos principais símbolos dessa comemoração são os rojões, fogos de artifício e balões, que, no original, é um costume associado ao despertar de São João e o começo da festa.

Conheça a História da Festa Junina no Brasil

Qual o significado da quadrilha?

A quadrilha é a dança mais típica da História da Festa Junina no Brasil, possuindo diversos casais que participam de uma espécie de “casamento caipira”. Diferente de outros países, aqui em nosso país, começou como uma ocasião voltada para a participação de membros da elite, já que a coreografia era moda em Paris, capital da França.

Mas depois de ser fortemente divulgada no Brasil em bairros e comunidades de outras classes sociais, a quadrilha se popularizou dentro da História da Festa Junina no Brasil. Celebrando principalmente a área rural, a quadrilha é uma importante característica de várias festas juninas espalhadas pelo país, mas não é a única dança executada. No nordeste brasileiro, por exemplo, é mais comum a presença do forró.

História da Festa Junina no Brasil - saiba mais

História da Festa Junina no Brasil: mais tradições da época

Ocorrendo durante o mês de junho e às vezes se estendendo também a alguns dias de julho (com algumas pessoas utilizando o termo festa JULINA), a História da Festa Junina no Brasil também está atrelada a outras tradições. Variando de estado para estado, é bastante comum a presença de quermesses, com diversas comidas tradicionais em bancas.

Algumas delas são os bolos, queijadas, canjicas, milho verde e cural de milho, por exemplo. Mas a História da Festa Junina no Brasil passou a ser bastante variada com o passar dos anos, ocorrendo atualmente também em colégios, bairros e empresas que querem celebrar o evento.

Pesquisar
Artigos Relacionados