HFA Residência 2014

links patrocinados

HFA Residência 2014

O Hospital das Forças Armadas, ou simplesmente HFA, foi criado em 1962 através de decreto. Sua sede localiza-se na capital do país, Brasília, e está subordinada diretamente ao estado maior das Forças Armadas. A construção do HFA teve início apenas após o decreto de 1962. Somente após dez anos o hospital começou a funcionar. Atualmente, o HFA é uma referência nacional em medicina.

Estrutura do HFA

HFA Residência 2014 HFA Residência

HFA é composto por diversos setores, como clínicas (odontologia, nefrologia, geriatria e dezenas de outras), serviços (bancos de leite e sangue, emergência, anatomia patológica, etc), setores de farmácia, medicina do trabalho, UTI neonatal e muito mais. Além de atender a militares e seus dependentes, o HFA também possui diversos convênios médicos, abrangendo milhares de pessoas.

Além de pacientes, o HFA também atua na formação e capacitação de jovens médicos. Isso é realizado através da residência médica, através de um processo seletivo realizado anualmente.

HFA Residência 2013

O que é a residência médica

A residência médica é uma pós-graduação na qual os egressos de cursos superiores de medicina podem aprender diversas especializações. A residência médica é realizada através de treinamento em dedicação exclusiva, tendo plena orientação de profissionais médicos mais experientes.

HFA Residência

Residência médica do HFA em 2014

Em 2014, o HFA oferecerá 17 programas diferentes de residência médica. Todos eles são credenciados pela CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). A relação completa de cursos de residência do HFA pode ser encontrada na página oficial do hospital. Dentre elas podemos encontrar, por exemplo, pediatria, urologia, cirurgia plástica, cardiologia, psiquiatria e muitas outras.

Para participar da residência médica do HFA, os estudantes precisam preencher alguns requisitos. Cada especialização possui requisitos próprios, de acordo com a lei que regula as residências médicas no país. Modalidades como a clínica médica e a pediatria, por exemplo, são consideradas de “acesso direto”, o que significa que, assim que o estudante concluir o ensino superior, já poderá ingressar em uma destas especializações. Outras, como cardiologia e pneumologia, exigem um período anterior de clínica médica, que deve ter duração de dois anos.

HFA

Processo seletivo

O processo seletivo para a residência médica do HFA em 2014 já está em andamento desde o dia 7 de outubro de 2013. As inscrições acontecem até o dia 27 de outubro, e devem ser realizadas através da página da Cetro Concursos. Ao todo, o HFA está oferecendo 33 vagas de residência médica para 2014.

O processo seletivo é realizado em duas etapas: inicialmente, há uma prova escrita, geralmente composta por cem questões que abordam tópicos como bioestatística, medicina preventiva, ginecologia, pediatria e medicina interna. Nesta fase, as questões são de múltipla escolha.

Os candidatos aprovados nesta primeira etapa da residência médica devem realizar uma prova prática, onde são apresentados casos clínicos reais ou hipotéticos. As atividades dos candidatos são avaliadas pela banca organizadora do certame. Para conhecer os detalhes sobre o programa de residência médica do HFA para 2014, acesse a página da Cetro Concursos e confira o edital de abertura do programa, além do calendário das provas.

Pesquisar