Haiti Atualmente

Haiti Atualmente

Haiti Atualmente

Sobre o Haiti Atualmente

O Haiti é um país localizado no Mar do Caribe, na América Central, e que atualmente enfrenta inúmeros problemas. Considerado a nação mais pobre das Américas, o Haiti, recentemente, viu sua situação piorar ainda mais após um terremoto, de grandes proporções, destruir boa parte das construções no país e fazer mais de 300 mil vítimas fatais.

Cólera

Além dos desastres naturais, o Haiti também sofre com a cólera, doença caracterizada por uma forte desidratação causada por diarréia. O infectado sente fortes dores abdominais, náuseas, hipotensão e taquicardia. Esta doença letal se iniciou no interior do país e rapidamente atingiu a capital

Muitos indícios apontam que a epidemia de cólera teve início com soldados nepaleses das forças de paz da ONU. Esta acusação gerou revoltas da população do país contra o Organização das Nações Unidas. A doença matou mais de cinco mil haitianos.

Migração

A instabilidade política, os desastres naturais e as epidemias fizeram com que muitos haitianos saíssem do país em busca de melhores condições de vida. Muitos deles vieram tentar a sorte ilegalmente em São Paulo, pagando até R$5 mil para coiotes – pessoas que auxiliam imigrantes ilegais nas fronteiras, muito comuns na travessia do México para os Estados Unidos.

Em 2010, na Casa do Migrante, local que presta assistência a estrangeiros ilegais que chegam ao Brasil, mais da metade das pessoas auxiliadas era haitianas. A falta de políticas públicas no Brasil para auxiliar imigrantes faz com que a maioria destas pessoas se tornem clandestinas.

Forças de Paz

Em diversos lugares do Haiti há as chamadas Forças de Paz, compostas por militares que tentam pacificar a região. Estas tropas estão presentes no país desde 2004, com o objetivo de combater guerrilheiros rebeldes, promover eleições e impulsionar o desenvolvimento econômico do país.

Dentre os soldados que buscam estabilizar a região estão cerca de 2500 brasileiros. O Haiti ainda é um local caótico, mas apresenta melhoras desde que as Forças de Paz passaram a atuar na região.

GD Star Rating
loading...
Haiti Atualmente, Nota: 4.1 de 5 com 43 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados