Haiti Atualmente

Haiti Atualmente

Haiti Atualmente

Sobre o Haiti

O Haiti é um país localizado na América Central, especificadamente na região do Caribe. O país está exatamente no arquipélago das Grandes Antilhas que, por sua vez, é também partilhado com outro país: a República Dominicana.

O país certamente tem muitos feitos pelo qual se orgulha: foi o primeiro de toda a América Latina do Caribe a libertar os seus escravos de maneira bem-sucedida. Além disso, em todo o continente americano, o país divide com o Canadá o orgulho de serem as únicas duas nações totalmente independentes com idioma predominante e oficial: o francês.

Como está o Haiti atualmente

Porém, não é só de alegrias que o país é conhecido. Atualmente, o Haiti é o país mais pobre de toda a América, segundo os últimos indicativos criados pelo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. Um dos grandes motivos é a própria instabilidade política, impulsionada por anos e anos de violência e corrupção política, que se instaurou completamente em 2004 com um golpe de estado.

Mas não é só por conta disso que o Haiti se encontra, atualmente, em uma das situações mais delicadas em todo o continente americano. O país passou, há exatos cinco anos, por um dos maiores terremotos da história mundial.

O terremoto devastou a capital do país, Porto Príncipe, e tirou a vida de cerca de 300 mil indivíduos. Até os dias atuais o Haiti ainda busca forças para se reerguer em âmbito tanto nacional e internacional.

Sendo assim, quando em 2010 o país passou pelo terremoto, ele já vivia em uma situação bem dramática politicamente falando: o país estava sem qualquer tipo de projeção financeira, além de um estado desarticulado e um país verdadeiramente abandonado. Quando a capital da nação foi destruída, a situação negativa foi agravada.

O Haiti de hoje

Por mais que muitos tenham sido os esforços internacionais (principalmente da própria América), em busca da reconstrução do país, os recursos não foram suficientes para suprir com as necessidades do país.

Não há como negar que a situação continua bem agravante: além das 300 mil mortes registradas por conta do terremoto, esse episódio também ficou marcado por tirar a moradia de 1,5 milhão de indivíduos, o que causou um prejuízo bilionário.

Atualmente, o Haiti continua no topo do país mais pobre de toda a América e tal acontecimento só ajudou a tornar a situação do país ainda mais caótica. Hoje, cerca de 150 mil famílias ainda passam por grandes problemas no país e em situação de risco, já que continuam abrigadas em 271 campos de refúgio que estão distribuídos por toda a nação haitiana.

No país, falta estrutura para oferta de serviços básicos como fornecimento de água, luz e saneamento básico. Infelizmente, também são altos os índices de violência doméstica e sexual no país.

Mais informações

Também não devemos deixar de lado o fato de que um grande número de haitianos precisou sair de seu país por uma série de motivos, como o desemprego, a quebra total da economia, a falta de incentivo do governo e a própria falta de moradia, já que mais de 1,5 milhão de pessoas estavam desabitadas no país assim que o terremoto ocorreu.

Dessa forma, um dos principais destinos para os mesmos foi o próprio Brasil, que tem atualmente uma grande concentração de haitianos principalmente na região Sul e Sudeste, com destaque para Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

GD Star Rating
loading...
Haiti Atualmente, Nota: 4.1 de 5 com 67 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados