Guia de Carreiras – Enfermagem

links patrocinados

Sobre Guia de Carreiras – Enfermagem

Guia de Carreiras – Enfermagem

Cuidar de pacientes, além de uma profissão, é quase uma vocação. São poucas as pessoas que têm aptidão para cuidar de doentes. Dentre elas, estão os profissionais da enfermagem. Além de cuidar de outras pessoas, um bom enfermeiro ou enfermeira precisa saber trabalhar em grupo, pois atuará sempre em parceria com fisioterapeutas e outros médicos. Um enfermeiro também precisa ter noções de liderança e estar constantemente atualizado.

Qualidades Enfermeira

De acordo com Sandra Campos de Oliveira, gerente de enfermagem no hospital Copa D’Or, em São Paulo, o enfermeiro deve desenvolver uma relação de confiança, proximidade e respeito com seus pacientes. Embora a grande maioria dos enfermeiros atue em hospitais, há mercado também em laboratórios, empresas de consultoria e na carreira acadêmica, para dar aulas para o ensino superior.

Mercado de trabalho

Sandra acredita que o mercado de trabalho para enfermeiros esteja vivendo um bom momento, com diversas oportunidades de trabalho sendo oferecidas. Contudo, alguns profissionais da área acreditam que, antes de entrar no mercado de trabalho, o ideal seja fazer cursos que auxiliem na prática da profissão. É o que defende Raquel Gomes, que atua há seis anos no hospital Copa D’Or. Para ela, muitos profissionais recém-saídos da graduação têm muitas dificuldades em aliar a teoria adquirida na universidade à prática necessária no hospital.

Raquel afirma que, embora existam muitas vagas no setor, há também muitas pessoas procurando emprego. Por isso, os profissionais de hoje em dia precisam ter algum diferencial para conquistar seu espaço no mercado de trabalho. O próprio hospital Copa D’Or é um exemplo disso: lá, os enfermeiros só começam a atuar após um treinamento em educação continuada.

Para Raquel, uma das melhores maneiras de se preparar para o mercado de trabalho é fazer residência, uma espécie de estágio semelhante ao de médicos. Na residência, os alunos recém-graduados em enfermagem têm a oportunidade de colocar em prática o que foi aprendido no curso superior, mas sempre sob a supervisão de profissionais com maior experiência.

O curso

De acordo com Sandra Oliveira, um bom curso de enfermagem começa já na escolha da universidade. Segundo ela, no Copa D’Or é comum perceber a diferença de qualidade e preparo de alguns recém-formados oriundos de diferentes instituições de ensino. Por isso, é muito importante que os estudantes analisem os cursos antes de fazer suas escolha.

Segundo o Guia do Estudante, as melhores universidades de enfermagem do Brasil são UFG, em Goiânia; UFMG, em Belo Horizonte; UFPA, em Belém; UEL, em Londrina, além de diversas outras com a classificação máxima, de cinco estrelas. O curso de enfermagem tem duração de quatro anos. O salário inicial em São Paulo, capital, é de R$1900, enquanto no interior do estado é de R$1710.

Na fase inicial, o curso de enfermagem tem disciplinas mais teóricas, como anatomia, parasitologia e citologia, além de fundamentos de sociologia, psicologia e administração. Nos anos seguintes, o acadêmico tem acesso às disciplinas mais práticas, onde conhece os procedimentos técnicos da profissão. No curso de enfermagem, o estágio é obrigatório para que se possa obter o diploma.

Fotos

Confira Fotos sobre Guia de Carreiras – Enfermagem:

Profissão Enfermeira Enfermagem Guia de Carreiras Mercado de trabalho Enfermagem Área de atuação Enfermagem

Pesquisar
Artigos Relacionados