Guia de Carreiras – Economia

links patrocinados

Sobre Guia de Carreiras - Economia

Guia de Carreiras – Economia

A Economia é a ciência que estuda a forma que uma sociedade dirige seus recursos. Todos os tipos de recursos disponíveis no planeta são limitados. Um dos papéis básicos desta ciência é verificar como são gastos estes recursos, sejam eles naturais, humanos, intelectuais, o que serão feitos, como serão feitos, para onde vão, de que forma vão e quais seus destinos finais. Acontece que certos polos da sociedade dominam o poder e a concentração de capital e renda. A partir daí se dá o papel do profissional economista, que tem o objetivo de identificar estes fatos e estudá-los para entender os mecanismos de funcionamento econômicos no país e no mundo.

A economia e o mercado

O funcionamento do mercado é de imprescindível importância no estudo da economia. Distribuição de renda, desemprego, inflação e salário são pontos interligados e que requerem uma atenção especial quando é estudada a economia. A economia tem um conceito muito teórico no qual se baseia para contabilidade e análise de dados. A economia mundial está em constante mudança e o economista habilitado a trabalhar no ramo tem que acompanhar este cenário que a cada dia difere e altera o dia-a-dia de bolsas de valores em todo o mundo.

A presença da Economia

A economia está bem presente na nossa vida. Tão perto que às vezes nem percebemos. O nosso salário a cada mês e o que gastamos durante estes trinta dias está diretamente ligado com a economia de sua cidade, seu estado e país. O quanto de imposto cada cidadão paga para os órgãos públicos movimentam as economias. As crises econômicas provam que esta ciência teórica, mas não abstrata, é capaz de levantar ou destruir nações. Entender porque um país é desenvolvido e outro não cresce. As variações econômicas. Tudo isso é objeto de estudo do profissional economista. Como a China nos últimos 25 anos, como exemplo de potência que teve desenvolvimento econômico apurado em frente a outras nações do planeta. Estas questões estão sempre presentes nos debates relacionados aos estudos das economias das grandes potências mundiais.

Segmentos da Economia

Os principais ramos que o profissional economista estuda são: Macroeconomia a qual se resume a estudar a economia de uma forma mais ampla, geral, sem se aprofundar nos detalhes. Estuda as principais variáveis. Aqui é estudado o PIB, os investimentos financeiros, empregos, preço dos produtos, produção industrial e concorrência global. O profissional busca a visão da economia no mundo, como transita entre os países e potências mundiais. Estuda os grandes fatos, sem se apegar aos detalhes. As áreas de trabalham variam desde o próprio Estado a institutos de pesquisas e grandes empresas.

Já na microeconomia o pesquisador estuda os detalhes em vez do estudo global. É justamente o oposto. Neste ramo da economia são estudados apenas os elementos locais, e não as principais variáveis. Como, por exemplo, os números específicos das vendas de uma empresa ou uma análise ao comportamento de um consumidor de um produto a ser lançado, assim como a concorrência entre empresas. Nesta área é comum atuar em cargos em médias empresas e empresas de consultoria. Os Lucros, despesas, nível de produção, concorrência local e consumo são os principais objetos de estudo na microeconomia.

Fotos

Confira Fotos sobre Guia de Carreiras – Economia:

Guia de Carreiras - profissão economista Guia de Carreiras - mercado de trabalho Economia Guia de Carreiras - profissional de Economia Economia Guia de Carreiras

Pesquisar
Artigos Relacionados