Guia de Carreiras – Biologia

links patrocinados

Sobre Guia de Carreiras – Biologia

Guia de Carreiras – Biologia

A carreira de biólogo tem passado por diversas transformações. Antigamente, quem se graduava nesta área tinha como mercado de trabalho, quase que exclusivamente, o setor de saúde ou de ensino. Hoje, com o aumento da preocupação com o meio ambiente, o campo da Biologia se expandiu de maneira considerável.

Atuação

Para ser um bom profissional nesta área, é imprescindível gostar de animais e plantas. O biólogo também deve ter conhecimento da legislação ambiental. Além de atuar com pesquisa e saúde, o biólogo tem encontrado cada vez mais mercado em institutos de pesquisa, reservas naturais e museus zoológicos. É cada vez mais comum, também, que o biológo atue de maneira autônoma, como consultor para empreendimentos sustentáveis.

De acordo com Daniel Martins, que atua no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, em São Paulo, o biólogo está habilitado, por exemplo, a fazer diagnósticos de locais onde serão realizadas obras, de modo a analisar o impacto ambiental que a construção causará.

Martins defende também a importância de especialização no setor, por considerar que o graduado não sai pronto da universidade. Em seu local de trabalho – uma espécie de centro de fisioterapia para animais -, Daniel cuida de animais para, posteriormente, retorná-los à natureza.

O curso

No curso de Biologia, o aluno também recebe muitas noções de física, estatística e matemática. As disciplinas biológicas podem incluir genética, ecologia, botânica, biologia celular e zoologia. Segundo o Guia do estudante, a Universidade de Brasília (UnB) possui o melhor curso do Brasil nesta área. Outros locais bem colocados no ranking do guia são a USP, a PUC do Rio Grande do Sul, a UFSCar e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Remuneração

A remuneração inicial para biólogos recém-formados é de cerca de R$2250. Contudo, este valor costuma aumentar consideravelmente entre aqueles que se especializam e possuem maior tempo de serviço. Com cerca de dez anos de trabalho, o salário de um biólogo pode chegar a R$10 mil. No caso daqueles que fazem Doutorado, o valor costuma ser ainda maior.

Um dos destaques do curso de Biologia é a remuneração antes mesmo da conclusão do curso. Os acadêmicos de Biologia são os que mais conseguem estágio remunerados. Geralmente é possível começar a receber salários, embora menores do que os dos graduados, dois anos antes de se concluir o curso.

Embora não possa ser considerado um critério definitivo, o Guia do Estudante oferece testes vocacionais para a área de Biologia, para que estudantes indecisos possam descobrir se este é realmente o curso que eles desejas fazer. Contudo, se você quer saber mais sobre a área, o ideal é conversar com profissionais do setor e conhecer mais sobre a grade curricular das universidades.

Para quem já deseja optar pela carreira acadêmica, o curso de Biologia também é oferecido na modalidade de Licenciatura. Embora a grade curricular seja parecida com a do Bacharelado, o enfoque da Licenciatura está mais na pedagogia do que nas questões científicas. Para ser professor de Ensino Superior, o profissional geralmente precisa de especializações.

Fotos

Confira Fotos sobre Guia de Carreiras – Biologia:

Trabalho de um biólogo Área de atuação biologia Biologia Guia de Carreiras Mercado Biologia

Pesquisar
Artigos Relacionados