Guia de Carreiras – Administração

Sobre Guia de Carreiras – Administração

Guia de Carreiras – Administração

A carreira de administrador é uma das que mais tem passado por mudanças nos últimos anos. Embora ainda seja muito importante a atuação como gestor de empresas, obtendo lucro e aumentando o negócio, o administrador precisa, cada vez mais, de competência para a administração de pessoas. Esta é a visão de administradores como Erimar Bergamo, que dirige uma das lojas da Leroy Merlin, em São Paulo. Formado em administração há 20 anos e com pós-graduação em marketing, Erimar acredita que um dos principais requisitos para o administrador é sua capacidade de atuar em equipe.

Erimar ressalta que antigos conceitos da área, como compreensão da parte financeira e noções de mercado, continuam muito importantes. Contudo, hoje em dia isso não basta para que se obtenha sucesso na profissão. O administrador precisa, também, saber lidar com o clima organizacional, respeitando e motivando os profissionais.

Mudanças

De acordo com Erimar, no passado era comum que, primeiro, fossem analisados os resultados de uma empresa e, posteriormente, o clima organizacional. Agora, as pessoas se tornaram prioridade. Na equipe administrada por Erimar atuam cerca de 200 pessoas, sendo que 12 são gerentes que vivem em contato direto com ele.

Um bom administrador, portanto, precisa ser muito dinâmico, sabendo se relacionar com as pessoas e, ao mesmo tempo, se preocupando com os resultados da empresa. Também é muito importante que o profissional realmente acredite nos valores do local onde trabalha. Embora a atividade mais comum de quem se gradue na área seja o emprego em setores administrativos de empresas, também é comum que os acadêmicos se especializem em áreas como marketing, logística e até mesmo na bolsa de valores.

Segundo Erimar, os cinco anós após a graduação são extremamente importantes para nortear o futuro profissional. É neste momento que, geralmente, os estudantes definem os rumos da carreira que seguirão para o resto da vida. As empresas, na visão de Erimar, são importantes para complementar aquilo que é ensinado nas universidades.

O curso

Na maioria das vezes, os cursos de administração têm, em sua fase inicial, disciplinas mais básicas, como estatística, direito, matemática, sociologia e informática. A partir do terceiro ano, entram na grade curricular disciplinas específicas, como marketing, recursos humano, logística e finanças. Embora o curso seja essencialmente teórico, os estudantes têm muito contato com casos reais ou fictícios e precisa apresentar diversos seminários, onde simulam a prática da profissão.

Diversas universidades brasileiras estão na lista daquelas que oferecem ótimos cursos de administração. Dentre elas estão a UFV, de Viçosa, a UFPR, de Curitiba, a UFMG, de Belo Horizonte, a UFSC, de Florianópolis, e a UFSM, de Santa Maria.

Remuneração

De acordo com o Conselho Regional de Administração de São Paulo, o salário inicial de um graduado em administração varia entre R$1800 e R$2000 na capital paulista. Por se tratar de uma área abrangente, a administração também pode ser realizada por profissionais de outros setores, como economistas e contabilistas. Devido ao grande número de especialidades no campo da administração, o mercado de trabalho é considerado bastante flexível.

Fotos

Confira Fotos sobre Guia de Carreiras – Administração:

Profissão Administrador Mercado de Trabalho Administração Área de atuação Administração Administração Guia de Carreiras

GD Star Rating
loading...
Guia de Carreiras - Administração, Nota: 4.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados