Gol Quadrado

Gol Quadrado

Gol quadrado

A montadora Volkswagen foi criada em 1937 na cidade alemã de Wolfsburg. A empresa pertence ao Grupo Volkswagen, que também detém os direitos sobre as marcas Audi, Bentley, Bugatti, Ducati, Honda, Lamborghini, MAN, Porsche, Scania, Seat, Skoda e Volkswagen Caminhões.

O Grupo Volkswagen, também chamado de VW, é considerado o maior produtor de carros da Europa, sendo que a cada dia de trabalho, os mais de quinhentos mil funcionários da empresa em todo o mundo produzem cerca de trinta e cinco mil veículos. Em 2011, somente na Europa foram mais de oito milhões de automóveis comercializados.

Além de atuar no segmento automotivo, o Grupo Volkswagen também produz motores a serem usados na indústria e em embarcações, turbocompressores, turbomáquinas de vapor e à gás, reatores químicos, transmissores de veículos, guias, acoplamentos, engrenagens para turbinas eólicas e sistemas de teste para o segmento de mobilidade.

A Volkswagen está presente em território brasileiro há mais de sessenta anos, sendo que a história da montadora em nosso país começou com um pequeno galpão em São Paulo no qual trabalhavam somente doze funcionários.

Carro Gol quadrado

Atualmente são quatro fábricas no Brasil, sendo três delas localizadas em São Paulo nas cidades de São Bernardo do Campo, São Carlos e Taubaté. A quarta e mais recente fábrica da montadora está no Paraná, em São José dos Pinhais.

Veículos da Volkswagen

A Volkswagen do Brasil produz atualmente o Amarok, Cross Fox, Fox, Gol, Golf, Jetta, Jetta Variant, Kombi, Novo Fusca, Passat, Passat Variant, Passat CC, Polo, Polo Sedan, Saveiro, Space Cross, Space Fox, Tiguan, Touareg e Voyage.

Sobre o Gol quadrado

Sobre o Gol quadrado

O Gol, tido como o carro mais vendido de todos os tempos no Brasil e um dos maiores sucessos da Volkswagen, nem sempre teve formas arredondadas. Os mais novos podem até não saber que quando foi criado o Gol era totalmente quadrado, sendo por isto chamado de Gol quadrado.

A VW começou a pensar no Gol na segunda metade da década de setenta, quando carros populares da Fiat e da Chevrolet estavam liderando as vendas. Para suceder o Fusca os engenheiros da Volks desenvolveram um veículo com base na estrutura do antigo Polo.

O Gol chegou às concessionárias em 1980 em duas versões, L e básica, com um nome que remetia à paixão brasileira por futebol. Apesar de características modernas, o carro não agradou e passou por diversas mudanças.

Gol Volswagen

Em 1991 finalmente chegou às lojas o famoso Gol quadrado, fruto da segunda reestilização da primeira geração, sendo dispensado em 1994, quando o Gol “bolinha”, com formas arredondadas, passou a ser produzido.

Gol atual

O Gol atual vem perdendo cada vez mais as formas totalmente arredondadas, ganhando linhas retas principalmente na parte traseira. O veículo, o primeiro a superar as vendas do Fusca, concorre com o Uno e com o Palio, da Fiat, com o Sandero e o Clio, da Renault, e também com o Fiesta e o Ka, da Ford.

O veículo do tipo hatchback é oferecido com motores 1.0 e 1.6 também em versão rally.

Gol quadrado rodas gol atual

GD Star Rating
loading...
Gol Quadrado, Nota: 3.7 de 5 com 3 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados