Globo

links patrocinados

Globo

Globo

Sobre a Globo

Novelas, programas, seriados, musicais e filmes só são algumas das atrações que os brasileiros de diversas idades e de todas as regiões do país podem conferir em um dos canais mais vistos da televisão aberta brasileira: a Globo.

A Rede Globo de Comunicação, como a emissora é oficialmente conhecida, é uma das mais importantes empresas do gênero no Brasil e com posição de destaque entre emissoras de diversos países de todo o mundo.

Sobre a Globo

A emissora foi fundada no ano de 1965 por Roberto Marinho e faz parte das Organizações Globo. Atualmente a Rede Globo cobre 98,44% do território nacional, atingindo 5.482 municípios e 99,50% da população brasileira. Outro ponto que faz a Rede Globo ser uma emissora de destaque mundial é que aproximadamente 90% da sua programação é produção própria, gerando milhares de empregos.

A Rede Globo conta com afiliadas em todas as regiões do Brasil, que são responsáveis pela retransmissão da emissora para as localidades e também pela colaboração com material jornalístico para os telejornais da rede.

Novelas da Globo

As telenovelas são um capítulo a parte na história da Globo. Isso porque a emissora se tornou referência mundial na produção deste tipo de atração, exibindo suas novelas aqui no Brasil e importando títulos para diversos países.

Atualmente, a emissora reserva quatro horários para as suas novelas. No meio da tarde, os telespectadores podem acompanhar a “Vale a Pena Ver de Novo”, espaço reservado para as reprises que está exibindo a novela “O Clone”. Às 18 horas, vai ao ar a novela “Cordel Encantado”. Por volta das 19 horas, depois do telejornal local, ps brasileiros podem assistir “Morde e Assopra” e às 21 horas, depois do Jornal Nacional, é exibida a novela “Insensato Coração”.

No portal G1 na internet, os telespectadores podem encontrar um canal exclusivo da Rede Globo, com páginas especiais sobre as atrações da casa, programação completa, nomes dos próximos filmes que serão exibidos pela emissora, entre outras informações.

Entre as atrações que podem ser acompanhadas pelos telespectadores brasileiros na Globo estão programas como “TV Xuxa”, “Caldeirão do Huck”, “TV Globinho”, “Jornal Nacional”, “Globo Esporte”, “Esporte Espetacular”, Fantástico” e outros.

JPB Paraiba

JPB Paraiba

JPB Paraiba

Dentre os muitos fatores que fazem da Rede Globo a maior emissora de TV do Brasil está a regionalização de sua programação. Todos os estados brasileiros possuem emissoras afiliadas que, além de retransmitir os conteúdos nacionais – como novelas e filmes, por exemplo -, produzem conteúdo regional.

Programação regional

Os programas regionais são produzidos em cada estado e, às vezes, podem até mesmo existir dois programas no mesmo estado, transmitidos simultaneamente para regiões distintas. Dentre os principais programas da Globo que seguem esta linha estão o “Bom Dia”, que vai ao ar no começo das manhãs, o Globo Esporte e os jornais que vão ao ar em duas edições, no horário do almoço e às 19h.

No estado da Paraíba há dois canais filiados à Rede Globo: a TV Paraíba e a TV Cabo Branco. A primeira está localizada em Campina Grande, enquanto a segunda tem sede em João Pessoa. Ambas são responsáveis pela produção do JPB, o telejornal da emissora.

Conteúdo do JPB

A base do JPB é a mesma de todos os jornais regionais filiados à Globo. O conteúdo exibido é exclusivamente regional, de modo a gerar uma sensação de proximidade com os telespectadores. Alguns quadros do JPB, entretanto, são exclusivos do jornal. É o caso dos quadros Esse é meu bairro, Quero justiça, Quadro de emprego, Desaparecidos e diversos outros.

A primeira edição do JPB tem 45 minutos de duração. A segunda é um pouco mais curta, com 25 minutos de duração. A âncora do jornal, ou seja, a pessoa responsável por apresentar as notícias e comentá-las, é a jornalista Carla Visani.

Completam o quadro de apresentadores Bruno Sakaue, em João Pessoa, e Sandra Paula, em Campina Grande. Há também a participação dos repórteres Edilane Araújo e Carlos Siqueira, além de aparições eventuais de Lucy Lima.

Site

Além de exibir as notícias nos jornais televisivos, as emissoras da Paraíba também são responsáveis por fornecer notícias para o portal da Paraíba no G1, o site de notícias da Globo. Lá também é possível assistir a algumas notícias que foram ao ar na TV.

Pesquisar
Artigos Relacionados