Globalização Mundial

links patrocinados

Globalização Mundial

Globalização Mundial

A globalização mundial é um termo recorrente hoje em dia. Está nos discursos políticos e publicitários. Mas seu significado real tem permanecido restrito aos estudos acadêmicos, sobretudo nas áreas de economia e sociologia. A pouca informação sobre o termo globalização mundial pode gerar algumas confusões, por isso é necessário conhecer o que o conceito representa de mais importante para a sociedade atual.

Impactos no estilo de vida

Das transações econômicas às relações cotidianas entre as pessoas, a globalização mundial tem transformado os modos de viver em sociedade. A ideia mais comum que se tem do fenômeno é a quebra de fronteiras e limites entre as nações. Hoje podemos nos comunicar com pessoas que vivem do outro lado do planeta praticamente com a mesma velocidade das conversas em nossa vizinhança.

É possível adquirir produtos de outros países apenas com um click no computador ou mesmo pelo celular. Com essa transformação profunda em nosso estilo de vida realizada pela globalização mundial, não só a economia e a comunicação têm mudado, mas também nossa política e cultura. Hoje em dia, é difícil encontrar uma comunidade com tradições que não sejam afetadas por outras culturas distantes.

Globalizacao do Mundo

As Origens da Globalização Mundial

Embora seja recente o aparecimento do termo nos discursos do dia a dia, a globalização mundial tem raízes antigas. Ainda na Era das Navegações, pelos séculos XV e XVI, as sociedades europeias precisaram expandir seus horizontes marítimos para superarem a crise agrícola do velho continente. Foi nesse período que a comunicação e o comércio entre ocidente e oriente ganhou volume.

Entretanto, foi na chamada Terceira Revolução Industrial ou Revolução Tecnológica, que a globalização mundial acelerou. Esse período, que data do pós-guerra e tem seu apogeu nos anos 70 e 80, também é conhecido como Revolução da Informação. Com a corrida tecnológica entre a União Soviética e os Estados Unidos, os meios de comunicação se desenvolveram cada vez mais até chegarem à internet de hoje. A evolução desses meios teve um papel central na globalização mundial, pois as relações socioeconômicas e culturais dependem de uma comunicação eficaz para serem realizadas entre as nações do globo.

Origens da Globalizacao Mundial

A Economia Mundial

Uma das consequências da globalização mundial é o deslocamento e fundição das economias nacionais. A partir da revolução tecnológica que facilitou o contato entre as nações, houve uma despolarização das economias nacionais, hoje cada vez mais interdependentes. O historiador francês Fernando Braudel denomina esse fenômeno de Economias-Mundo e lista algumas características desse novo modelo econômico.

Consequencias da Globalizacao Mundial

Entre elas, o autor diz que existem limites geográficos para as economias-mundo, porém, elas estão interligadas à outras economias-mundo que por fim dependem de um grande polo.

Consequências da globalização mundial

Alguns dos frutos da globalização mundial podem ser percebidos no nosso dia a dia. O cartão de crédito, por exemplo, surgiu a partir da necessidade de mediar as transações econômicas que muitas vezes não podem ser realizadas em dinheiro devido à distância entre comprador e produto. A internet é outra ferramenta hoje praticamente indispensável para se relacionar em sociedade.

O Mundo Globalizado Chegada da Globalizacao Mundial

Pesquisar
Artigos Relacionados